Quarteto de Brasília - 25 Anos


quarteto de brasilia-A primeira apresentação, em público, do Quarteto de Brasília, deu-se no dia 3 de abril de 1986, no auditório do Conjunto Cultural da Caixa Econômica, em Brasília.
Nesses seus 25 anos de existência, firmou-se como o Quarteto brasileiro por excelência. Suas gravações com obras de Henrique Oswald, Villa-Lobos, Carlos Gomes, Osvaldo Lacerda, José Guerra Vicente e César Guerra-Peixe, bem como os dois CDs de MPB, são referências indispensáveis.
Na sua trajetória de concertos, o Quarteto de Brasília esteve presente a eventos realizados em várias cidades do Brasil, tais como: Brasília, Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Teresópolis, Friburgo, São Paulo, Belo Horizonte, Sabará, Tiradentes, Juiz de Fora, Uberaba, Uberlândia, Goiânia, Pirenópolis, Recife, Olinda, Manaus, Curitiba, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Blumenau, Cuiabá, João Pessoa, Rio Branco, Londrina, Ourinhos, Itú, Piracicaba, São João Del Rei, dentre outras.
As principais atuações no exterior foram: Em 1987 - Comemorações do centenário de nascimento de Villa-Lobos, com concertos em Detmold, Manheim e Heidelberg, na Alemanha; Toulouse e Montpelier, na França. Em 1989 - Participação no programa Partners of America, com apresentações em Washington DC., Annapolis, Baltimore e Reston, nos EUA. Em 1994 - Turnê pela América do Sul, com recitais na Argentina, Uruguai e Paraguai. Em 1995 - Concerto no Teatro Colón, em Buenos Aires e na cidade de Córdoba, Argentina. Ainda em 1995 - Turnê pela Ásia, numa série de concertos no Japão, China e Malásia. Em 2008, participou do “VIII Festival de Música Clássica”, em Manágua, Nicarágua. Em 2009, dentro das homenagens ao cinqüentenário de falecimento de Villa-Lobos, apresentou-se na Kulturhaus de Zurich, Suíça.
Em Brasília, o Quarteto esteve presente às Noites Culturais do T-Bone, na SQN 312, onde, inclusive, lançou um de seus CDs. Esse fato teve repercussão até no Programa do Jô, da Rede Globo.
Tocou na posse do presidente Lula, no Palácio Alvorada; no Clube do Choro; na Casa Thomas Jefferson; nas Salas Martins Pena, Alberto Nepomuceno e Villa-Lobos do Teatro Nacional, no CCBB, no Conjunto Cultural da Caixa Econômica, no SESI, no SESC, na UnB, na Universidade Católica, na Sala Funarte, bem como nas cidades satélites.
Em 2009 tocou na Sala Villa-Lobos, em Brasília, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, o “Concerto Grosso” para quarteto de cordas e orquestra, do compositor Cláudio Santoro e apresentou no SESC Pinheiros, em São Paulo, um programa totalmente dedicado a autores brasileiros.
Ainda em 2009, tocou na Noite Cultural do T-bone, em Brasília, em programa conjunto com a Orquestra Filarmônica de Viena.
Em 2010, realizou uma turnê de concertos por 85 cidades brasileiras, dentro do projeto Sonora Brasil, do SESC.
O Quarteto de Brasília esteve sempre preocupado com o registro fonográfico. Assim é que, nesses 25 anos, gravou nove CDs:
1- "Quarteto de Brasília" série Régia Música - Edições Paulinas.
2- "Clássicos da MPB" - Edições Paulinas.
3- "Quarteto de Brasília 10 anos" - Edições Paulinas.
4- "The Flute Quartets" - Estúdio GLB.
5- "Brasil 500 anos" - Minc/GLB.
6- "Turíbio Santos & Quarteto de Brasília" - Estúdio GLB.
7- "Glinka e Arthur Bliss" – Estúdio GLB.
8- "Quarteto de Brasília 17 anos" - Minc/GLB.
9- “Nacionalistas” – Estúdio GLB
Como reconhecimento pelo seu trabalho, o Quarteto de Brasília recebeu importantes premiações:
1- 1993 - "VII Prêmio Sharp de Música" - melhor CD de música erudita.
2- 1995 - "Prêmio OK de Cultura" - Conjunto de maior destaque em Brasília.
3- 2001 - "Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Distrito Federal".
4- 2004 - "Prêmio Carlos Gomes " - melhor grupo de câmara, no Brasi, em 2004.
O Quarteto de Brasília é integrado por :
LUDMILA VINECKA - 1 violino ; CLAUDIO COHEN - 2 violino ; GLÊSSE COLLET - viola ; GUERRA VICENTE - violoncelo