Barroco - Movimento de Danças

A dança sempre esteve ligada à música barroca. Seja de inspiração sagrada ou profana, seus tempos rítmicos inspiraram e apoiaram um enorme número de peças vocais e instrumentais. Desde Luis XIV, que a França simpatizava  com a "Belle Dance", que era uma arte praticada pela nobreza. Seja em cerimonial, teatro, espetáculo de balé, ópera e comédia, a dança fazia parte da educação da corte e era digna de toda admiração.
Uma sequência de danças é chamada de suíte, palavra de origem francesa, que passou a designar, desde o Renascimento, uma peça musical composta por vários movimentos breves de diferentes tipos de danças barrocas. Sabe-se que as primeiras suítes foram escritas para alaúde.
Para que se mantivesse uma unidade interna, todos os movimentos ou danças da suíte, eram compostos na mesma tonalidade, quer fossem em tom Maior ou Menor. Outras vezes, apresentava-se um só tema musical em diferentes danças e, por isso,  este gênero foi considerado um antecedente da forma sonata, que  surgiu no século seguinte. A suíte pode ser considerada como das primeiras manifestações orquestrais do tipo moderno.
A estrutura fixa de uma suíte, que se configurou no início do período barroco, consta de uma Alemande (lenta), uma Courante (rápida), uma Sarabande (lenta) e uma Gigue (rápida) danças em estruturas binárias. Uma suíte podia ter três, seis e até sete movimentos.
 A suíte teve seu apogeu com Händel e Johann Sebastian Bach durante o século XVIII. No final do estilo barroco, a suíte era uma forma musical sofisticada que misturava diferentes tonalidades e contrastava materiais temáticos apresentados no início da peça, havendo uma reexposição em seu final. Anuncia-se, assim, em definitivo, a origem da sonata, que substituiria à suíte como gênero instrumental na segunda metade do século XVIII.
A suíte está formada por peças básicas e peças não básicas:
 PEÇAS BÁSICAS:
      Allemande (de origem alemã, caracterizada como uma dança cortesã para uma fila de casais)
    Courante (de origem francesa, representativa de uma dança vigorosa)
    Sarabande (de origem espanhola, notória por seu andamento lento)
    Gigue (de origem inglesa, caracterizada por sua vivacidade e ritmo, frequentemente encerrando uma suíte barroca).

     PEÇAS NÃO BÁSICAS:
           Abertura ou mais comumente um Prelúdio, com o que se dá começo e unidade à suíte.
           Rondó (Rondeau)
           Bourrée
           Gavota (Gavotte)
           Pavana
           Gallarda
           Minueto
           Forlane
           Passe-pied, pasapiés
           Siciliana
           Chacone
           Musette
           Hornpipe
           Air
     OUTRAS PEÇAS MAIS RARAS:
           Harlequinade : A Harlequinade é uma dança que originou-se na commedia dell'arte, uma forma de teatro improvisado do século XVI. Na dança, os bailarinos representam personagens cômicos, especialmente o personagem de Harlequim, conhecido por suas acrobacias e trajes multicoloridos. A coreografia da Harlequinade é muitas vezes rápida e repleta de movimentos enérgicos, refletindo a natureza burlesca da dança.
           Alla Spagnola   - de ritmo lento, parecida com a Zarabanda, só que, mais solene.
 A Alla Spagnola é uma dança que se caracteriza por seu andamento lento e solene, evocando uma atmosfera majestosa. Embora sua designação sugira uma influência espanhola, a dança pode ser encontrada em várias tradições musicais europeias, e sua interpretação pode variar ligeiramente de acordo com a região e o período.
           Rigodón ou Rigaudon : O Rigodón, também conhecido como Rigaudon, é uma dança de origem francesa que se destacou no século XVIII. Caracteriza-se por seu ritmo animado e alegre, frequentemente acompanhado por música em tempo binário. Os movimentos do Rigodón são enérgicos e envolvem passos saltitantes, conferindo-lhe uma atmosfera festiva.
           Sommeille : O Sommeille é uma dança que se destaca por seu andamento lento e sereno. Seu nome em francês significa "sono", refletindo a natureza tranquila e repousante da dança. Ela é frequentemente utilizada para criar contrastes emotivos dentro de uma suíte de danças barrocas, proporcionando momentos de calma e contemplação.
         Contradanza - apesar do popular, este tipo de dança mal se incluiu (salvo por Telemann e Arne) na suíte barroca. A Contradanza é uma dança popular que se originou nas tradições musicais hispânicas e, posteriormente, se espalhou para outras partes do mundo. Embora tenha sido amplamente apreciada, a Contradanza foi relativamente pouco incorporada em suítes barrocas, com exceções notáveis, como as composições de Telemann e Arne.
           Fandango - dança de origem andaluza, usada em suíte durante o classicismo.
 O Fandango, de origem andaluza, se caracteriza por seu ritmo vigoroso e apaixonado. Embora não seja uma presença comum em suítes barrocas, ocasionalmente, durante o período do classicismo, a dança foi incorporada em suítes, adicionando uma atmosfera festiva e enérgica às composições.
         Branle ou Bransle - dança renascentista de origem francesa, que aparece em algumas suítes francesas e italianas barrocas.  Embora pertença a uma época anterior, algumas suítes francesas e italianas do período barroco ocasionalmente incluíam o Branle como uma reminiscência histórica, conferindo uma sensação de nostalgia e reverência ao passado.
         Loure - bastante comum na obra de Telemann. A Loure é uma dança que se destaca por seu ritmo moderado e suave. É frequentemente associada a um andamento lento e gracioso. Johann Sebastian Bach e Georg Philipp Telemann são conhecidos por incorporar a Loure em suas composições barrocas, dando-lhe destaque especial.
            Fanfare : A Fanfare é uma composição musical que se caracteriza por sua natureza triunfante e festiva. Embora não seja uma dança per se, a Fanfare era frequentemente usada como uma introdução majestosa para as suítes barrocas, estabelecendo um tom grandioso para a música subsequente.
           Volta - renascentista usada em alguma ocasião. A Volta , dança renascentista que, em raras ocasiões, foi incorporada em suítes barrocas. Ela é conhecida por seu caráter vigoroso e saltitante, muitas vezes acompanhada por música animada.
        Fanfarinette - dança ligeira a ritmo de fanfarria, cultivada por Rameau e Telemann, baseada na fanfarra.
           Écossaise - dança escocesa, muito popular na Inglaterra. A Écossaise se tornou amplamente popular na Inglaterra e em outras partes da Europa. Ela é caracterizada por um ritmo alegre e saltitante, frequentemente utilizada como uma dança de entretenimento.
           Plainte : A Plainte é uma dança que recebe seu nome da palavra francesa "lamento". Ela é caracterizada por seu andamento lento e melancólico, frequentemente evocando uma sensação de tristeza ou nostalgia. A Plainte é usada para criar contrastes emocionais dentro das suítes barrocas.
            Boulangère - é uma dança de origem francesa, embora tenha sido menos comum em suítes barrocas.
           Combattants - dança marcial.  Ela evoca a atmosfera de uma batalha simulada e é usada para criar uma sensação de drama e intensidade nas suítes barrocas.
           Polonaise ou Polaca - de origem polonesa, geralmente em sua versão barroca. Ela se caracteriza por seu ritmo moderado e elegante. A Polonaise é frequentemente usada para criar um momento de graça e refinamento nas suítes barrocas.
           Badinerie. A Badinerie é uma dança animada e brincalhona, frequentemente incorporada como um movimento final em suítes barrocas.  Conhecida por seu ritmo rápido e alegre, proporciona um final festivo e virtuoso para a composição.
          Scherzo - movimento acrescentado a algumas suítes no romantismo, inexistente durante o Barroco. Surgiu a partir do minueto.
           Passacagglia - um “pasacalle” de origem italiano.   Se caracteriza por um tema recorrente e uma série de variações sobre esse tema. Ela é conhecida por sua estrutura cíclica e frequentemente evoca uma sensação de continuidade e desenvolvimento musical.
           Rejouissance - "regozijo".   De andamento rápido e alegre, frequentemente utilizada para criar uma atmosfera de celebração e júbilo nas suítes barrocas.