"

A CAPELA(ital.)
Literalmente "no estilo de capela",designando uma peça composta para voz(es) sem acompnhamento.

ABERTURA
Parte instrumental de uma ópera executada no início da obra para apresentar o essensial do material temático.No romantismo,aberturas autônomas eram compostas-p.ex.,a Abertura trágica de Brahmas,e As Hébridas, de Mendelssohn - e executadas individualmente.Essas peças são em geral na forma sonata.

AFINAÇÃO TEMPERADA
Ver Temperamento igual.

ALAÚDE
Antigo precursor do violão moderno,de origem oriental,com cinco ordens duplas de cordas dedilhadas,afinadas distintamente.

ÁRIA(do ital.)
Literalmente "ar",peça vocal para uma ou mais vozes em uma ópera ou oratório, mais formalmente organizada que uma canção.Árias compostas nos sécs.17 e 18 em geral tem uma forma de "àrias da capo", com uma estrutura em três partes, a terceira sendo uma reiteração da primeira.

ÀRIA DA CAPO- ver Ária

ARS NOVA (lat)
Literalmente "arte nova", expressão cinhada em 1322 para se referir a um novo estilo de música que incorporava um leque de valores de nota mais amplo que o da música antiga ( "ars antigua " ).

ATONAL
Descreve qualquer música sem uma tonalidade (tom) identificável,p.ex. a música serial.

BARCAROLLE (fr., do ital. barcarola )
Canção ou peça musical associada aos gondoleiros venezianos,caracterizada por um rítmo animado 6/8 ou 12/8.Exemplos conhecidos incluem a barcarolle de Offenbach dos Contos de Hoffman e a Barcarolle para piano em fá sustenido maior de Chopin.

BAIXO CONTÍNUO
Acompanhamento harmônico,quase improvisatório, para uma peça melódica usado extensamente no barroco. O contínuo geralmente compreende um cravo e cordas, mas também pode incluir madeiras e metais.

CADENZA ( ital.)
Literalmente "cadência". Originalmente passagem solo improvisado pelo solista dentro de um concerto; a partir do séc. 19 as cadênzas tornaram-se mais formais e menos espontâneas.

CÂNONE
Peça em que cada linha é dividida em frases de expressão igual.As entradas das vozes ou instrumentos são escalonados de modo a produzir um efeito imitativo em camadas. Um cânone escrito tem a linha melódica repetida da mesma forma por todas as partes.

CANTATA (ital. )
Literalmente "algo para cantar",uma cantata é,sob vários aspectos,similar à ópera,sendo uma peça programática em geral para voz e orquestra composta para contar uma história.Os séc. 17 e 18 viram o nascimento da cantata "da camara"(peça de camara secular) e da "cantata de chiesa"(sua equivalente sacra).Entre os compositores do gênero estão J.S.Bach e Schutz,ao passo que a versão da cantata moderna e mais livre desfrutou de tratamentos,de Stravinsky e Britten,entre outros.

CANTOCHÃO
Música litúrgica medieval que ainda subsiste na Igreja Católica.Consiste de uma linha vocal em uníssono sem acompanhamento e em rítmo livre, como a fala, sem duração regular de compasso.O canto gregoriano é um tipo conhecido de cantochão.

CANTUS FIRMUS(lat.)
Literalmente um canto fixo - em geral compreendendo notas muito longas e com frequência baseado num fragmento de canto gregoriano - que serve como base estrutural para a composição polifônica,sobretudo no Renascimento.

CANZONA(ital.)
Canção popular polifônica em partes dos séc.16 e 17. Sob vários aspectos a canzona é similar ao madrigal,embora a escrita seja mais leve.

CAPRICCIO(ital.)
Peça curta geralmente em estilo livre.Capricci compostos no séc.17 tendem a ser fugais na estrutura e bem mais formais que seus equivalentes românticos como em Brahmas e Paganini, que tendem a ser peças solo rapsódicas.

CATCH(ing.)
Canção em partes,popular no séc.17 e canônica na forma,o que faz com que as palavras em geral assumam significados novos e bizarros.

CHACONNE(fr.)
Peça vocal ou instrumental do séc.17 composta sobre fundo caracterizado por um compasso ternário lento e estático.

CHANSON(fr.)
Antiga canção em partes francesa similar a canzona e frequentemente escrita para voz e alaúde.

CHITARRONE(ital.)
Literalmente "gitarra grande",um volumoso alaúde de braço duplo

CLAVICÓRDIO
Antigo instrumento de teclado cujas cordas soam ao serem percutidas por uma tangente,em vez de serem feridas por martelos(piano) ou pinçadas(cravo).

CODA(ital.)
Literalmente "cauda",seção final de uma peça musical que é distinta de toda a estrutura geral,embora baseada em seus elementos temáticos.

CONCERTO
Atualmente "concerto" - derivado de termos que significam tanto "tocar junto" como "lutar" - é usado para descrever uma peça ampla para instrumento solo e orquestra,veículo para o virtuosísmo do solista em seu instrumento.No antgo concerto grosso barroco, havia um intecâmbio mais equilibrado entre a orquestra,muito menor ("ripieno"), e o grupo de solistas ("concertino").

CONCERTO GROSSO - Ver Concerto

CONTÍNUO - Ver Baixo contínuo.

CONTRAPONTÍSTICO
Descreve um estilo de escrita musical por meio da qual linhas individuais e entrelaçadas são tocadas simultaniamente para criar uma textura complexa e em constante movimento como exemplificada pela escrita de J.S.Bach

CRESCENDO(ital.)
Literalmente "aumentando", indicação musical para tocar ou cantar gradualmente mais alto.O oposto de "diminuendo".

CROMÁTICO
"Relativo a cor"o termo se refere a uma progressão de notas que se deslocam por semitons.

DIMINUENDO(ital.)
Reduzindo,arrefecendo - indicação musical para tocar ou cantar gradualmente mais baixo. O oposto de "crescendo".

DINÂMICA
Diferença no volume de uma peça ou seção de música

DISSONÂNCIA
Conjunto de notas que soam juntas a fim de produzir discordância(i.é.,sons desagradáveis ao ouvido)Grande parte da música do séc.20 é "dissonante"

DIVERTIMENTO(ital.)
Gênero instrumental clássico para conjunto de câmara ou solista,em geral tocado em entretenimentos ligeiros.Mozart compôs vários "divertimenti".


FORMA SONATA/PRINCÍPIO DA SONATA
Forma estrutural difundida no período clássico,que passou a constituir o primeiro movimento de sonatas,sinfonias e concertos.A)Uma peça composta na forma sonata tradicionalmente compreende uma exposição, em que um tema é seguido por um segundo tema(ligados por uma seção-ponte e modulados para um tom distinto),após a qual o material inicial é exposto na seçao de desenvolvimento,com a recapitulação finalmente renovando a exposição,embora permanecendo na tônica(tom principal).B)Uma variação da forma sonata é a sonata-rondó, em que o tema do rondó reexposto é elaborado,em torno de um formato de desenvolvimento similar, com o refrão(i.e.,uma seção que volta com regularidade)alternando com seções contrastantes chamada "episódios".Se chamarmos o refrão de A e os episódios de B e C, uma sonata-rondó típica sera ABACAD ( com D sendo a coda )

FUGA
Tadicionalmente uma peça bem estruturada e contrapontística,em duas ou mais partes,popular no período barroco.Cada linha compreende um tema,contratema e parte livre,nessa ordem,que são tocados pelas outras partes ou vozes a fim de produzir um som imitativo.

FUGATO(ital.)
Passagem composta à maneira de uma fuga.

GRANDE ÓPERA(fr.)
Desenvolvimento francês da ópera,caracteriza-se por tramas históricas,amplos coros,cenas de multidão,figurinos ataviados e cenários espetaculares.

GROUND(ing.)
Composição em geral desenvolvida no baixo(uma figura no baixo constantemente repetida,em geral melódica).Pode também referir-se à parte baixo.

HARMÔNICOS
Uma série de hamônicos consiste de uma fundamental(i.é.,a nota tocada)e uma progressão logarítima e ascendente de sons parciais que determinam o timbre sonoro de um instrumento

HOMOFÔNICO
Descreve um estilo de composição popularizado no período clássico em que uma linha melódica lírica é suportada por uma harmonia densa e um baixo

ILUMINISMO
tendência cultural orientada para o raciocínio científico e o pensamento racional que floresceu por volta do fim do séc.18 e que encontrou expressão musical na obra de compositores como Haydn.

INTERMEDI(ital.)Dramas musicais curtos interpretados entre os atos de peças faladas.

INSTRUMENTO NATURAL
Refere-se habitualmente a instrumento de sopro de madeira ou metal consistindo num tubo básico sem um mecanismo de acessórios para alterar o som senão o controle do sopro e embocadura.

KAPELLMEISTER(al.)
Maestro de coro/diretor musical.Vindo a se tornar o termo,sinônimo de regente.

LIBRETO
Texto de uma ópera ou outra obra vocal dramática.

LIED(al.)
Canção tradicional alemã popularizada pelos lieder de Schubert.

MADRIGAL
Canção secular a capella do Renascimento-particularmente na Inglaterra e Itália-, em geral sobre um poema lírico de amor.

MASQUE
Entreteimento cênico inglês cultivado sobretudo no séc.17 e envolvendo poesia,dança,cenário,figurinos,música instrumental e vocal.A masque relacionava-se à ópera e ao balé.

MÉLODIE(fr.)
Equivalente francês do alemão Lied,do francês chanson,do inglês song e do português "canção".

MINUETO E TRIO
Dança em compasso 3/4, em geral em três seções: o Minueto(em forma binária ou ternária), depois o Trio(originalmente destinado a três músicos e consistindo de material autônomo) e finalmente uma retomada do Minueto.

MISSA
Principal rito da Igreja católica romana,bastante formal na estrutura,compreendendo seções específicas - conhecidas como o "Ordinário" - executadas na seguinte ordem :Kyrie, Glória, Credo, Sanctus com Hosana e Benedictus, e Agnus Dei e Dona nobis pacem. O barroco foi um período fértil para o gênero,visto que a maioria dos compositores trabalhavam para as igrejas da europa.

MODOS
Escala de oito notas herdadas da Grecia antiga via Idade Média,período em que dominaram,embora continuem a subsistir hoje na música folclórica e no cantochão.

MODULAÇÃO
Numa passagem msical, um deslocamento de um tom para outro.

MONODIA
Estilo vocal desenvolvido no barroco em que a intenção musical é transmitida por uma única linha melódica,acompanhada ou não.

MONOFÔNICO
Descreve a música escrita em uma única voz ou pare, ou melódico sem acompanhamento.

MOTETO
Originalmente, na Idade Média, composição vocal elaborada sobre melodía e texto de cantochão.No séc.15 torna-se uma composição religiosa.

MOTIVO
Figura melódica ou rítmica recorrente ao longo de toda a peça,em geral usada programaticamente para se referir à personagem,objeto ou idéia,como o leitmotiv de Wagner e a idée fixe de Berlioz.

MÚSICA DE CÂMARA
Música composta para pequenos grupos de dois ou mais inatrumentos,como duos,trios e quartetos.

MÚSICA DODECAFÔNICA
Sistema de composição no qual todos os graus da escala cromática recebem exatamente o mesmo grau de importância,eliminando assim qualquer conceito de som ou tonalidade.Ver música serial.

MÚSICA PROGRAMÁTICA
Qualquer música composta para descrever um tema não musical,como um evento,paisagem ou obra literária.

MÚSICA SERIAL
Sistema de composição atonal desenvolvido por Arnold Schomberg e outros da Segunda Escola Vienense, em que sequências fixas de elementos são usadas como fundamento para estruturas mais complexas.Em geral estas sequências envolvem a combinação de todos os graus da escala cromática(conhecida como "série") - embora pequenas sequências também possam ser usadas.Essa série pode então aparecer de quatro maneiras: para frente,para traz(em retógrado),de cabeça para baixo(inversão)e de cabeça para baixo e para trás(inversão retógrada).

NOTURNO
Peça noturna.Como peça solo em um movimento para piano,o noturno, foi criado por John Field,mas levado a um novo patamar por Chopin,mestre do gênerto.


ÓPERA
Drama em que todos ou grande parte dos personagens cantam e em que a música é elemento fundamental.

ÓPERA BUFA(ital.)
Tipo de ópera cômica especialmente popular no séc.18.

ÓPERA COMIQUE(fr.)
Gênero exclusivamente francês de ópera que, a despeito do nome,nem sempre é cômica,tampouco ligeira.

ÓPERA SÉRIA
Literalmente "ópera séria" é o justo oposto de ópera bufa.O estilo caracteriza-se pelo uso de cantores castrati,tramas heróicas ou mitológcas,libretos italianos e formalidade na música e na ação,tendo sido popularizada pelas obras de Rossini.

OPERETA
"Pequena Ópera", e às vezes designada como "ópera ligeira", o termo refere-se a um estilo mais leve de ópera do séc.19 envolvendo diálogo.

ORATÓRIO
Obra para solistas vocais e coro com acompanhamento instrumental nascida na congregação dos oratorianos,fundada por São Felipe Néri no séc.16.

ORNAMENTO
Modificação de uma nota por meio de sua rápida alternância com a nota vizinha acima,abaixo ou ambas.

OSTINATO(ital.)
Repetição de um padrão musical,em geral na parte de baixo,capaz de fornecer um alicerce para a variação harmônica e melódica a ele sobreposta.

PASSACAGLIA(ital.)
Originalmente uma dança lenta e imponente de compasso ternário moderadamente lento que surgiu na música de teclado do séc.17.As peças se baseiam-se numa linha melódica breve e repetida no baixo,que serve de base para a variação contínua em outras vozes.Mais tarde,o tema recorrente não aparecerá necessariamente no baixo.

PEDAL(NOTA)
Nota sustentada que geralmente ocorre no baixo,acima da qual a harmonia muda,às vezes tornando-se dissonante.A nota pedal em geral ocorre no clímax de uma fuga.

PIZZICATO(ital.)"Beliacado",estilo de execução em instrumentos de cordas,como violino ou cello,pelo qual as cordas são pinçadas com o dedoda mão do arco,ou eventualmente com a mão do espelho,entre notas tangidas pelo arco.

POEMA SINFÔNICO
Obra sinfônica em um único e extenso movimento,geralmente de natureza programática,muitas vezes descrevendo uma paisagem ou obra literária.

POLIFONIA
"Sons múltiplos".Na música clássica refere-se ao estilo de composição em que todas as partes são independentes ou de igual importância,ao contrario da música homofônica,que implica música contrapontística.Algumas formas musicais que ilustram esse estilo incluem o cânone,a fuga e o moteto.

RECITATIVO
Estilo de canto na ópera ou no oratório que segue de perto o rítmo e a altura naturais de um discurso falado.

REPETIDOR
Profissional que toca a redução para piano de uma obra para voz e orquestra, de forma que os cantores possam praticar suas linhas vocais para acompanhamento.

RICERCARI(ital.)
"Procurar".Obra instrumental fugal tocada em instrumentos de teclado ou por um consort de cordas ou sopros.Pode ser considerada também a contraparte instrumental do madrigal ou de um moteto.

RONDÓ
Peça(ou movimento)de música baseada num tema recorrente com material interpolado,em geral,composto em forma sonata ou sonata-rondó.

SCHERZO(ital.)
"Brincadeira".Peça(ou movimento)de dança animada em compasso ternário.Durante o classicismo e o romantismo, o 3 movimento de uma sinfonia ou um dos movimentos centrais de uma sonata era um scherzo,em geral ao lado de um Trio.

SERENATA
Tipo de cantata secular do séc.18,em geral de natureza casual ou congratulatória,e executada seja como rudimento de ópera,seja como peça de concerto.

SINFONIA
Obra em grande escala para orquestra completa.

SINGSPIEL(al.)
"Peça cantada".Em geral refere-se a uma ópera cômica com diálogo falado em lugar de um recitativo.

SOM GALANTE
Estilo musical específico do séc.18 caracterizado pela elegância,formalidade e profusa ornamentação.

SONATA
Peça popular para um ou mais intérpretes.Surgida originalmente no barroco,quando uma peça curta para solo ou pequeno grupo de instrumentos acompanhado por um contínuo,a sonata clássica aderiu à estrutura em três ou quatro movmentos (embora o trio-sonata para três instrumentos também seja apreciado),compreendendo geralmente três ou quatro movmentos : um movimento de abertura (no que mais tarde ficou conhecido como "primeiro movimento" ou forma sonata), um segundo movimento lento,um Scherzo animado e finalmente um Rondó.

SONATA DE CÂMARA(ital.)
Peça multi-instrumental (geralmente para dois violinos com baixo contínuo) do fim do séc.18,compreendendo em geral quatro movimentos : uma introdução lenta,um movimento fugal,um movimento lento e um Finale àgil.

SONATA DE CHIESA(ital.)
"Sonata de Igreja".Peça multi-instrumental similar em muitos aspéctos à secular "sonata de câmara",compreendendo em geral quatro movimentos: introdução lenta,movimento fugal,movimento lento e Finale àgil.

SONATA-RONDÓ - ver Forma Sonata.

STACCATO(ital.)
Destacado.Técnica de execução pela qual a nota é articulada separadamente .

SUÍTE
Obra em vários movimentos feita de uma série de movimentos contrastantes de dança,geralmente todos no mesmo tom.

TEMA
Na música,grupo de notas que formam um elemento ou idéia básica em uma composição por meio de repetição e desenvolvimento,particularmente em uma fuga ou rondó.

TEMPERAMENTO IGUAL
Sistema de afinação pelo qual cada nota da escala cromática é separada de suas vizinhas pelo mesmo grau.O temperamento igual,ou afinação temperada,foi introduzido no séc.18,sendo que antes os intervalos variavam um pouco e os sustenidos e bemóis em uma escala eram sempre em alturas ligeiramente diferentes.

TOCATA(ital.)
"Uma coisa a ser tocada".Diferente de "cantata".

VERISMO
Estilo de ópera com material temático e apresentação enraizados na realidade.

VOLUNTARY(ing.)
Tradicionalmente,peça de orgão composta para ser executada antes e depois do serviço litúrgico anglicano.Também podendo ser uma peça para teclado em estilo livre.

ZARZUELA(esp.)
Forma dramático-musical ou ópera cômica espanhola em um ou dois atos,em geral intensamente nacionalista,com diálogo falado e,às vezes,participação de platéia.