O Romantismo

Franz_SchubertEntre o fim do século XVIII e o começo do século XIX, o rígido formalismo clássico estava em declínio, sem que, no entanto, nenhum outro estilo se pusesse à vista. Mozart havia sugerido novas concepções, mas, morreu sem enquadrá-las numa tendência definida. Era a fase hoje chamada de pré-romântica, na qual, a obra de Beethoven causaria um profundo impacto.
No Classicismo havia uma grande preocupação pelo equilíbrio entre a estrutura formal e a expressividade. Agora, os compositores buscavam uma maior liberdade da forma e uma expressão mais intensa e vigorosa das emoções, frequentemente, revelando seus sentimentos mais profundos. A palavra romantismo designa uma maneira de se comportar, de agir, de interpretar a realidade. Caracteriza-se pelo sonho, por uma atitude emotiva diante das coisas. Na música romântica ocorre a valorização da liberdade de expressão, das emoções e a utilização de todos os recursos da orquestra. A música e a arte em geral estavam se desligando do passado, deixando, aos poucos, os salões dos palácios e pondo-se mais ao alcance da nova classe social em ascensão, a burguesia, conquistando um novo público.
As primeiras evidências do romantismo na música apareceram com Beethoven. O racionalismo do século XVIII não afinava com a sua natureza e ele o deixou, gradativamente, para compor com liberdade, dando plena vazão ao seu temperamento.
A ordem classista estabelecia que o desenvolvimento de um tema sinfônico deveria conter um ponto de partida, criar uma tensão e, depois, aliviá-la. Rebelando-se contra ela, subverteu-a, já em 1800, com sua 1ª sinfonia que fez principiar em tensão. E mais: em vez do minueto, o compositor deu ao terceiro movimento uma forma aproximada à do scherzo. Outros compositores como Chopin, Tchaikovsky, Mendelssohn, Liszt, Grieg e Brahms levaram mais adiante o ideal romântico de Beethoven, deixando o rigor formal do Classicismo para escreverem mais de acordo com suas emoções. Na ópera, os mais notados foram Verdi, Wagner e mais tarde, na Itália, Puccini.
Durante o romantismo, houve um rico florescimento da canção (lied em alemão) para piano e canto. Seu primeiro compositor foi Schubert.
O século XIX apresenta um público que se interessa pela arte intimista: obras para solista, música de câmara, e representações vocais. Aparece assim a figura do "virtuose": músico de concerto, dotado de uma extraordinária técnica, como o violinista Paganini e o pianista Liszt.
Com Liszt , teve início a carreira musical solista como se conhece hoje em dia. Paganini seguiu seu exemplo.
O músico romântico procurou se firmar como um artista autônomo, deixando de se submeter a patronos ricos (mecenas e às Cortes Imperiais), como ocorria no período barroco e clássico. É a emancipação social junto com o ardor democrático.
Já na segunda metade do século XIX, poderíamos dizer que a música é dominada por um dos maiores nomes da cultura alemã: Johannes Brahms junto com Richard Wagner. A obra de Brahms representa a fusão da expressividade romântica com a preocupação formal clássica. Já Wagner, foi o inventor de um novo estilo de ópera, promovendo uma revolução musical em seu tempo.
Outro aspecto de destaque no período romântico é o "nacionalismo". A música do final do século XIX, embora imbuída do individualismo, reflete as preocupações coletivas relacionadas aos movimentos de unificação que marcam a Europa. É o chamado Nacionalismo Musical, e entre os compositores se destacam Smetana, Dvorák, Grieg, Mussorgsky e Tchaikovsky. Eles empregaram com frequência temas nacionalistas em suas obras.