Franz Liszt
Famoso pela genialidade de suas obras, pelas suas revoluções no estilo musical da época e por ter elevado o virtuosismo pianístico a níveis nunca imaginados, Liszt é considerado um dos maiores pianistas de todos os tempos, especialmente, pela contribuição que deu ao desenvolvimento da técnica deste instrumento.
Pianista e compositor húngaro, nasceu em Raiding, Boêmia em 22 de outubro de 1811 e faleceu em Bayreuth no dia 31 de julho de 1886. Além do piano, estudou também, violino e violoncelo.
Entre as suas principais obras salientam-se:
Pianista e compositor húngaro, nasceu em Raiding, Boêmia em 22 de outubro de 1811 e faleceu em Bayreuth no dia 31 de julho de 1886. Além do piano, estudou também, violino e violoncelo.
Entre as suas principais obras salientam-se:
04 oratórios – “Santa Isabel”, “São Stanislaus” (incompleto), “Christus” e “Via Crucis”;
02 Sinfonias – “Dante”, inspirada na Divina Comédia de Dante Alighiere e a “Sinfonia Fausto” com diferentes quadros que caracterizam os personagens de Fausto de Goethe;
“19 Rapsódias Húngaras para Piano”, posteriormente, orquestradas e muito populares ;
“12 Estudos Transcendentais”;
“Sonata em Si Menor”;
“Concertos nº 1 e 2 para Piano”;
“Valsa Mephisto nº 1”;
“13 Poemas Sinfônicos”.
Em 1847, Liszt era famoso por toda a Europa como um virtuoso pianista. A «Lisztomania» percorria toda a Europa e seus recitais se convertiam em "algo místico". Mas, Liszt desejava também compor música, como por exemplo, trabalhos orquestrais, e acabava por não ter tempo devido às suas longas viagens como virtuoso do piano. Então, em setembro de 1847, Liszt deu o seu último recital público, anunciando a sua retirada do circuito de concertos e instalando-se em Weimar, onde tinha sido Kapellmeister em 1842, para trabalhar nas suas composições.
Na década de 1830 não havia muitas salas de concertos e a produção principal das orquestras era, praticamente, de óperas sinfônicas, já consideradas de menor importância. Porém, em 1840 o cenário musical começou a sofrer uma transformação, tornando-se os concertos públicos um hábito, aumentando o número de suas apresentações, rapidamente, em vários lugares. Os programas eram bastantes longos, durando, frequentemente, três horas, sendo apresentadas duas sinfonias ou mais, duas aberturas, números vocais e instrumentais, duetos, um concerto, etc. Mais da metade da música apresentada era de natureza vocal. As sinfonias de Mozart, Haydn ou Beethoven, normalmente, abriam ou concluíam os concertos e, embora, essas obras fossem reverenciadas como modelos da grande música, já tinham perdido a popularidade para as árias e as cenas das óperas e oratórios. Mesmo tendo, muitos compositores, continuado a escrita de sinfonias durante as décadas de 1820 e 1830, o futuro do gênero sinfônico era bastante duvidoso. Qualquer outro compositor que não fosse Mozart, Haydn ou Beethoven eram considerados, apenas, sombras destes. Diz-se que Hector Berlioz era o único compositor capaz de competir, satisfatoriamente, com o legado de Beethoven.
02 Sinfonias – “Dante”, inspirada na Divina Comédia de Dante Alighiere e a “Sinfonia Fausto” com diferentes quadros que caracterizam os personagens de Fausto de Goethe;
“19 Rapsódias Húngaras para Piano”, posteriormente, orquestradas e muito populares ;
“12 Estudos Transcendentais”;
“Sonata em Si Menor”;
“Concertos nº 1 e 2 para Piano”;
“Valsa Mephisto nº 1”;
“13 Poemas Sinfônicos”.
Em 1847, Liszt era famoso por toda a Europa como um virtuoso pianista. A «Lisztomania» percorria toda a Europa e seus recitais se convertiam em "algo místico". Mas, Liszt desejava também compor música, como por exemplo, trabalhos orquestrais, e acabava por não ter tempo devido às suas longas viagens como virtuoso do piano. Então, em setembro de 1847, Liszt deu o seu último recital público, anunciando a sua retirada do circuito de concertos e instalando-se em Weimar, onde tinha sido Kapellmeister em 1842, para trabalhar nas suas composições.
Na década de 1830 não havia muitas salas de concertos e a produção principal das orquestras era, praticamente, de óperas sinfônicas, já consideradas de menor importância. Porém, em 1840 o cenário musical começou a sofrer uma transformação, tornando-se os concertos públicos um hábito, aumentando o número de suas apresentações, rapidamente, em vários lugares. Os programas eram bastantes longos, durando, frequentemente, três horas, sendo apresentadas duas sinfonias ou mais, duas aberturas, números vocais e instrumentais, duetos, um concerto, etc. Mais da metade da música apresentada era de natureza vocal. As sinfonias de Mozart, Haydn ou Beethoven, normalmente, abriam ou concluíam os concertos e, embora, essas obras fossem reverenciadas como modelos da grande música, já tinham perdido a popularidade para as árias e as cenas das óperas e oratórios. Mesmo tendo, muitos compositores, continuado a escrita de sinfonias durante as décadas de 1820 e 1830, o futuro do gênero sinfônico era bastante duvidoso. Qualquer outro compositor que não fosse Mozart, Haydn ou Beethoven eram considerados, apenas, sombras destes. Diz-se que Hector Berlioz era o único compositor capaz de competir, satisfatoriamente, com o legado de Beethoven.
Os compositores, então, foram mudando gradualmente a "forma" da abertura de concerto, tentando misturar idéias musicais narrativas e pictóricas. Um exemplo é Mendelssohn, em "Sonho de uma Noite de Verão”. Liszt sente, assim, uma necessidade de expandir as obras de um único movimento para algo além da forma de abertura de concerto.Tenta combinar estas qualidades programáticas com as complexidades reservadas, normalmente, para o movimento de aberturas das sinfonias tradicionais, preservando a unidade musical da composição. Liszt encontra a solução, a partir de duas práticas de composição, que usou em seus "poemas sinfônicos". Na primeira, estabelecida por Beethoven, onde certos movimentos não estão apenas ligados, mas, refletindo o conteúdo mútuo, Liszt vai mais além, combinando movimentos separados numa estrutura de um só movimento, chamada de "forma cíclica". A segunda, a "transformação temática", que era um tipo de variação em que o tema muda para algo diferente, separado e independente. Tanto a "forma cíclica" como a "transformação temática" não eram novidades, já tinham sido usadas por Mozart, Haydn e até Beethoven na Nona Sinfonia transformando o "Hino a Alegria" numa marcha turca. Liszt criara seu método, sua forma musical. Os temas vão-se misturando em novos e inesperados padrões de ordem e estruturas de três ou até quatro movimentos, acabam por se combinar em um só tema.
Ele estava determinado a explorar e promover sua forma de compor . Fica cunhado o termo "poema sinfônico". Ele o usou pela primeira vez em público, num concerto em Weimar para descrever "Tasso, Lamento e Triunfo". Falando do gênero em si mesmo, o musicólogo Hugh MacDonald diz: “embora o poema sinfônico seja relacionado com a ópera na sua estética, supera, efetivamente, a ópera e música cantada ao tornar-se o mais sofisticado desenvolvimento de música programática na história do gênero."
No desenvolvimento do poema sinfônico, Liszt "satisfez o que viria a ser três das principais aspirações da música novecentista: 1 – relacionar a música ao mundo exterior; 2 – integrar formas multi-movimento; 3 – elevar a música programática instrumental a um nível mais alto que o da ópera, gênero este, antes visto como o mais elevado modo de expressão musical."
O "poema sinfônico" teve um papel importantíssimo no poder expressivo da música de vanguarda da sua época. Sua importância histórica é inegável, tanto que Sibelius e Strauss foram influenciados por ele. E, apesar das falhas que até alguns críticos e compositores apontam, estas peças oferecem muitos exemplos do espírito pioneiro pelo qual Liszt é celebrado .
Seus treze “poemas sinfônicos” são : 1 - Ce qu'on entend sur la montagne (O que se ouve na montanha)
2 -Tasso, Lamento e Trionfo (Tasso, Lamento e Triunfo)
3 - Les Préludes (Os Prelúdios)
4 - Orpheus (Orfeu)
5 - Prometheus (Prometeu)
6 - Mazeppa
7 - Festklänge (Sons de festa)
8 - Héroïde Funèbre (Heróica Fúnebre)
9 - Hungaria
10 - Hamlet
11 - Hunnenschlacht (A batalha dos hunos)
12 - Die Ideale (Os ideais)
13 - Von der Wiege bis zum Grabe (Do berço à tumba)
(Fontes : Wikipédia)