O Nyckelharpa

                  É no Condado de Gotland, numa das maiores ilhas da Suécia, em entalhes de relevo, perto das portas da Igreja de Kallunge, que vamos encontrar as descrições mais antigas deste instrumento, datando de 1350 e conhecido, hoje, com o nome de Nyckelharpa.
                Outras descrições foram encontradas em Hildesheim (Alemanha) e em Siena (Itália). Entre os sec. X e XVII, era conhecido na Alemanha com o nome de "Schusselfidel fiddle chave" e foi mencionado no "Theatrum Instrumentorom", um trabalho escrito em 1620 pelo organista alemão Michael Praetorius (1571-1621). Ele é tocado com um arco e as mudanças de notas são feitas com a mão esquerda apertando as teclas. Na província sueca de Uppland, foi onde houve um maior desenvolvimento desse instrumento desde o sec. XVI . Ele sofreu transformações, sendo criado, também, o nyckelharpa cromático e reto fazendo seu som parecer mais com o do violino e menos, corda de bordão.
            A Moraharpa encontrada em 1526 em Mora (daí o seu nome) na Itália é o modelo mais antigo,(com 12 cordas e dois bordões.
            O compositor e construtor de instrumentos, Eric Sahlstrom (1912-1986) ajudou a re-popularizar o instrumento que ressurgiu a partir de 1960.
          O refinamento contínuo desse instrumento contribuiu para sua popularidade, como atesta a inovação à curva e ao corpo do instrumento de responsabilidade dos construtores Jean-Claude Condi e Annete Osann.
Atualmente existem, mais ou menos, umas quatro variantes destes instrumentos e a mais conhecida é a de 12 cordas e 37 teclas que são acionadas com a mão esquerda.
     Nos anos 90 o Nyckelharpa foi reconhecido como um dos instrumentos disponíveis para estudo no departamento de música folclórica da Faculdade Real de Música de Estocolmo, a Kungliga Musikhogskola

Nyckelharpa Vídeo!