Oscar Lorenzo Fernández

                    Oscar Lorenzo Fernández, filho de pais espanhóis, nasceu no Rio de Janeiro em 04 de novembro de 1897 e morreu nessa mesma cidade em 26 de agosto de 1948.
                    Ingressou no Instituto Nacional de Música em 1917, onde estudou piano com Henrique Oswald, Harmonia com Frederico Nascimento e Contraponto e Fuga com Francisco Braga.
                    Quando, ainda, estudante, em 1924, ganhou um prêmio internacional de composição com o seu “Trio Brasileiro, Op. 32" para piano, violino e violoncelo e em 1925, antes de finalizar o curso, foi nomeado Professor de Harmonia daquele Instituto.
                      Notam-se em sua obra, três fases:
– A primeira dessas fases é marcada pela influência do impressionismo francês e a ausência de temática brasileira. “Arabesca”, “Noturno”, “Cisne” e “Ausência” são algumas das composições dessa época.
– Na segunda (entre 1922 e 1938) considerada a mais importante no que concerne à sua obra, ele mostra a sua paixão pelo folclore brasileiro, utilizando temas da música negra e indígena. São dessa fase: a “Canção Sertaneja, Op. 31” (1924); o “Trio Brasileiro, Op. 32”, citado acima (1924); a “Suite sobre Três Temas Populares Brasileiros” (1925); as “Suites Brasileiras” para piano solo; o balé “Imbapara” (1929); o balé “Amaya” (1930); a “Suite Brasileira Reisado do Pastoreio” (1930) cujo Batuque foi executado no Rio de Janeiro pela Orquestra da National Broadcasting Corporation dos Estados Unidos sob a regência de Arturo Toscanini em 1940; a ópera “Malazarte” sobre libreto de Graça Aranha (1941); a “Valsa Suburbana”; “Essa Nega Fulô” para canto e piano; “Hino à Raça” que foi composto a pedido oficial do Governo da Colômbia e que em 12 de outubro de 1939 foi irradiado para toda a América.
– Na terceira fase (de 1942 até sua morte) a sua obra mostra uma característica mais universal, fazendo parte dela: Balés, Concertos, Peças para Piano, Música de Câmera, Sinfonias (Sinfonia nº 1 em Si bemol; Sinfonia nº 2, conhecida como “O Caçador de Esmeralda”, inspirado num poema de Olavo Bilac) e Canções. Dentre essas últimas, a “Toada Para Você” sobre um tema de Mário de Andrade, alcançou grande popularidade.
Lorenzo Fernández foi um dos fundadores do Conservatório Brasileiro de Música em 1936 de onde foi diretor até a época de sua morte.

Reisado do Pastoreio: Batuque - Vídeo!


artigo enviado por Cel Costa Pinto