O Ukulele

O UKULELE  é um instrumento musical semelhante ao nosso cavaquinho . Tem apenas 4 cordas afinadas em LÁ, MÍ, DÓ e SOL. A sua escala é composta por 17 trastes, como o cavaquinho. O ukulele, também muitas vezes chamado erroneamente de guitarra havaiana, tem origem em dois instrumentos tradicionais da Ilha da Madeira. O machete madeirense (também conhecido por braguinha, que por sua vez tem origens no cavaquinho português) e o rajão (viola de cinco cordas da Madeira), que foram levados pelos madeirenses, nomeadamente João Fernandes, quando estes emigraram para o Havaí para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar naquelas ilhas. Ukelele significa "pulga saltadora" no idioma havaiano.
Ao contrário do Brasil,os Portugueses enviados para aquelas ilhas eram operários e artesãos mandados à trabalho.De acordo com o Ukulele Guild of Hawaio primeiro instrumento, uma "braguinha" (típica da ilha de Madeira) chegou ao Havaí em 1879 a bordo do navio Ravenscrag, que veio direto de Madeira. Duas semanas depois de chegarem, o jornal local reportava que “Madeirenses recém-chegados aqui têm encantado a população com concertos noturnos de rua, (...) com uma música doce, feita num instrumento que é uma mistura de violão com banjo" . Na foto o Hula hula 1891.

 Manuel Nunes, José do Espírito Santo e Augusto Dias, marceneiros e músicos que estavam no Ravenscrag, resolveram então começar a construir o instrumento utilizando a madeira disponível nas ilhas na época, a koa, e comercializá-lo. A koa dava ao instrumento uma sonoridade peculiar e aos poucos o instrumento foi se "modificando" até chegar ao que é hoje. Os três portugueses são considerados os pais do 'ukulele.
O som do 'ukulele encantou o rei havaiano Kalakaua, que requisitava concertos com frequência aos seus súditos. Um dos assistentes do rei tocava o tal "violão português" de maneira muito ágil, e como seu apelido perante o rei era 'Ukulele (que significa "pulga saltitante" em havaiano), terminou batizando sem querer o instrumento.
Hoje, o instrumento já se popularizou como "identidade havaiana", sempre acompanha apresentações de hula (esta sim, uma dança nativa havaiana), em geral na variante 'ukulele elétrico. É sem dúvida a maior contribuição portuguesa à cultura das ilhas do Pacífico.
Neste vídeo poderão ver uma exímia tocadora de Ukulele, nativa das ilhas, executando o tão conhecido chorinho brasileiro Tico Tico no Fubá. Vídeo!