A VOZ - O instrumento mais perfeito



Uma lenda chinesa conta que um mandarim, em busca do grande amor, convidou sua eleita para um chá. A decepção, assim que a jovem abriu a boca, foi inevitável. "Posso suportar uma mulher que não seja bela. Jamais uma que tenha voz semelhante ao som dos gansos", teria dito.

De acordo com um estudo publicado na revista científica Evolution and Human Behavior, a voz é um fator determinante na Teoria da Evolução das Espécies. Depois de pedir a 146 jovens de ambos os sexos que classificassem vozes de acordo com seu nível de sedução, pesquisadores identificaram que as mais sedutoras correspondiam às pessoas consideradas mais bonitas.

Você já parou para pensar quantas coisas podemos fazer só por causa da voz? “A primeira diferença é com relação a potencialidade e definição que a voz proporciona. A segunda é a capacidade de reconhecer o comunicante através da voz como, por exemplo, o deficiente visual, que consegue identificar quem está falando com ele através da voz dela. O terceiro fator de importância é a profissão. Muitas profissões, hoje, são inerentes ao uso exclusivo da voz”.

Assim como é o maior instrumento de comunicação através da fala, ela também é um instrumento musical. Na música, um vocalista ou cantor é um músico que canta, ou seja, usa a voz como seu instrumento.

O que muita gente não sabe é que 80% dos profissionais utilizam a voz como instrumento de trabalho. Professores, advogados, jornalistas, ambulantes, telefonistas e uma série de outras profissões dependem da voz.

O otorrinolaringologista, Dr. Pedro Cavalcanti. explica que a maioria dos profissionais não tem consciência da utilização da voz durante o trabalho. “As pesquisas mostram que a maior parte da população utiliza a voz como instrumento de trabalho, ou seja, se ele está com a voz prejudicada ele está se prejudicando no trabalho. É uma ferramenta prioritária e muitas vezes essas pessoas fazem uso inadequado ou abusam da voz. Todas as pessoas que trabalham com a voz devem tomar consciência de que eles devem cuidar dessa ferramenta de trabalho. E não é só para que o profissional tenha uma boa performance, mas também, para manter o padrão vocal com boa qualidade, por muito tempo”, afirma.

A voz faz parte do nosso corpo e qualquer coisa que nos afeta fisicamente, também afetará a nossa voz. Por exemplo: sedentarismo, insônia, cansaço e má alimentação.

Apresentamos uma listagem dos cuidados de saúde e higiene vocais a seguir por qualquer pessoa que use a voz de forma além do normal, no sentido de evitar disfonias (alterações vocais com origem orgânica e/ou funcional) ou de contribuir para o seu tratamento.
Uma voz saudável significará sempre uma voz agradável, flexível e fácil de utilizar. Em caso de quaisquer sintomas ou dificuldades a nível vocal, deve ser procurado um Otorrinolaringologista e um orientador de Técnica Vocal.



É aconselhável:
- Manter uma postura correta enquanto se trabalha com a voz: corpo ereto com correto alinhamento do eixo cabeça-pescoço-costas, mas relaxado.
- Aquecer e desaquecer a voz antes e depois dos esforços vocais, através dos exercícios aprendidos nas sessões de Técnica Vocal.
- Manter o aparelho fonador hidratado, bebendo uma média de 2 litros de água por dia, de preferência à temperatura ambiente.
- Praticar uma alimentação saudável, rica em alimentos leves e de fácil digestão (frutas, legumes, vegetais, peixe, frango).
- Ingerir cítricos ou o sumo destas frutas, que auxiliam a absorção do excesso de secreções, e maçã, que tem propriedades adstringentes.
- Dormir 8 horas por noite e repousar nos períodos de maior trabalho vocal.
- Fazer repouso vocal após o uso intensivo da voz.
- Relaxar e trabalhar o controle emocional.
- Praticar exercício físico regularmente, como natação, ciclismo, aeróbica, etc. (respiração e alongamento dos músculos).
- Sempre que possível, respirar pelo nariz, principalmente no exterior.
- Aprender a ouvir a própria qualidade vocal, para reconhecer o esforço vocal e as tensões desnecessárias e conseguir assim evitá-las.
- Em caso de sintomas ou dificuldades a nível vocal, consultar um Otorrinolaringologista ou um orientador de Técnica Vocal.

Evitar:
- Evitar festas ruidosas e lugares barulhentos, antes e depois do esforço vocal, já que obrigam à competição sonora entre a voz e o ruído.
- Evitar a permanência em ambientes refrigerados ou aquecidos por ar condicionado, já que este retira a umidade do ar.
- Evitar ambientes com poeiras, mofo ou cheiros fortes e irritantes.
- Evitar tossir ou pigarrear, já que favorecem o atrito nas cordas vocais; optar por engolir saliva ou beber água para afastar o incômodo.
- Evitar alimentos pesados, muito condimentados ou gordurosos antes de deitar, para evitar o refluxo gastresofágico.
- Evitar também estes alimentos antes do esforço vocal. - Moderar o consumo de café, chá preto e bebidas com gás, entre outras bebidas irritantes.
- Evitar o consumo de leite e derivados antes de intensa atividade vocal, pois aumentam a secreção de muco no trato vocal.
- Evitar usar muito a voz após ingestão de grandes quantidades de aspirina, calmantes ou diuréticos, que ressecam a mucosa.
- Evitar as roupas apertadas junto ao pescoço e cintura (golas altas, cintos apertados, calças ou saias muito justas) e sapatos de salto muito alto.
- Evitar falar enquanto se faz exercício físico.
- Evitar esforços vocais durante o período pré-menstrual, já que as alterações hormonais facilitam o desenvolvimento de disfonias.

Proibido:
- O cigarro, grande inimigo de quem trabalha com a voz.
- Nunca fazer esforço vocal ou cantar quando não se apresentam boas condições de saúde, principalmente estados gripais ou crises alérgicas.
- Nunca expor o aparelho fonador a choques térmicos, como mudanças bruscas da temperatura do ar e alimentos ou bebidas geladas ou muito quentes.
- Locais poluídos com fumo, seja ele originado por tabaco, fogueiras, escapes de automóveis, etc.
- Não utilizar o álcool ou qualquer outro tipo de drogas como desinibidores, pois ressecam e anestesiam a garganta, possibilitando abusos vocais.
- Nunca gritar, falar muito alto ou sussurrar, já que submetem as cordas vocais a um esforço exagerado e atrito.
- Evitar entrar nas reservas de ar durante o uso da voz falada.
- Não trabalhar a voz ou ensaiar por mais de uma hora sem descanso. - Nunca tomar medicamentos por conta própria; o uso de pastilhas, sprays ou anestésicos sem orientação médica pode agravar os sintomas e ter graves conseqüências em longo prazo; por outro lado, o mesmo medicamento resulta de forma diferente em organismos diferentes.
- Evitar também o recurso a chás e infusões de efeito desconhecido, pois nem sempre resolvem o problema e podem acabar por irritar ou ressecar as mucosas.

Fontes:
epoca.com.br
guiaviverbem.com.br
sites diversos

Marcos Henrique Barbosa Cavalcante