Maestro Gustavo Dudamel

               Nomeado pela revista Time como uma das personalidades mais influentes do ano de 2009, Gustavo Dudamel é, atualmente, Diretor Musical da Orquestra Filarmônica de Los Angeles, articulando estas funções com a direção da Orquestra Sinfônica de Gotemburgo e com a sua décima segunda temporada como Diretor principal da Orquestra Sinfônica da Juventude Simon Bolivar. A sua contagiante energia e a sua notável capacidade artística são características que o consagram como um dos mais fascinantes maestros da atualidade e como uma das principais figuras do panorama musical internacional. Dirigiu, entre outras orquestras, as Filarmônicas de Viena, de Berlim e de Israel.
               Gustavo Dudamel nasceu em 1981 em Barquisimeto, na Venezuela, onde estudou violino no Conservatório Jacinto Lara. Em 1996 iniciou os seus estudos de Direção de Orquestra e em 1999 foi eleito Diretor Musical da Orquestra Sinfônica da Juventude Venezuelana Simón Bolivar, a principal das 600 orquestras infantis e juvenis da Venezuela.
"Todos os dias, ao voltar da escola para o almoço, o menino arranjava seus bonequinhos de plástico como uma orquestra. Colocava um disco e brincava de reger. Na hora de sair, pedia à avó para não desmanchar a orquestra enquanto estivesse nas aulas de música, para que pudesse retomar o ensaio com os músicos quando voltasse"
               Dudamel, porém, não é só um milagre, mas, também, o produto de uma cultura musical instalada em 1975 na Venezuela e que, em 30 anos, descortinou o mundo da música para 2 milhões de jovens.
             “El Sistema”, um programa de educação musical para os mais pobres, implantado na Venezuela por José António Abreu em 1975 sob o nome, então, de “Acción Social para la Música”, já produziu centenas de excelentes músicos profissionais que alimentam as excepcionais orquestras infantis e juvenis do país, retirando-os da miséria dos bairros em que viviam . O “El Sistema” de José António Abreu é chamado, agora, por “Fundación del Estado para el Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela”.
“La Fundación del Estado para el Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela” constitue uma obra social do Estado Venezuelano consagrada ao resgate pedagógico, ocupacional e ético da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática coletiva da música, dedicada à capacitação, prevenção e recuperação dos grupos mais vulneráveis do País, tanto por suas características etárias como por sua situação sócio-econômica.”
             O foco do projeto venezuelano é social: tirar jovens da marginalidade fazendo-os interessar-se por música clássica. O programa venezuelano parece que atende a 240 mil jovens e crianças.
            O programa dessa Fundação, também, se estende às penitenciárias e é chamado de “Projeto Red de Orquestras Sinfônicas Penitenciárias”. Foi criado em 2004 com o propósito de minimizar os níveis de violência dentro dos cárceres e facilitar o processo de re-integração social mediante o aprendizado, prática e o exercício da música.
             É por isso que Simon Rattle, regente da Filarmônica de Berlin, disse: "Não há, hoje, no mundo da música orquestral NADA mais importante do que o movimento venezuelano."



Referencias:
Gustavo Dudamel-Site
Projeto Orquestras Penitenciarias
Vídeo!