Frédéric François Chopin
Pianista polonês radicado na França, Chopin foi um dos maiores compositores para piano da era romântica e um dos pianistas mais importantes da história. Nasceu em 1 de Março de 1810 na Żelazowa Wola, uma aldeia próxima a Sochaczew, na região de Mazóvia, que faz parte do Ducado de Varsóvia. Suas composições são quase, que exclusivamente, para piano. Suas principais obras são: Dois “Concertos” e algumas outras peças longas para piano com orquestra; “Variações sobre Là ci darem la mano” em Si bemol maior, Op. 2 (1827); “Piano Concerto Nº 1” em Mi menor, Op. 11 (composto 1830); “Rondó à la Krakowiak” em Fá maior, Opus 14 (1828); “Fantasia Brilhante sobre Polish Airs” em Lá maior, Op. 13 (1828); “Piano Concerto Nº 2” em Fá menor, Op. 21 (1829-1830); “Andante Spianato” e “Grande Polonaise Brilhante” em Mi bemol maior, Op. 22 (1830-1831); três “sonatas”; vinte e sete “estudos”; quatro "scherzos"; quatro “baladas”; vinte e quatro “prelúdios”; três "impromptus”; dezenove “noturnos”; numerosas “valsas”, “mazurcas” e “polonaises”; uma “barcarola” em Fá sustenido maior; uma "berceuse" em Ré bemol maior e uma “fantasia” em Fá menor, além de três obras para violoncelo e piano (op. 3, 8 e 65) e música vocal (para voz e piano).
Tendo vivido em Paris a partir de 1831, mesmo assim, não deixou de amar sua terra natal, nem sua história. Suas mazurcas são impregnadas de ritmos, harmonias, formas e particularidades melódicas da música popular polonesa. Suas “polonaises” podem também ser consideradas como uma manifestação nacional (mesmo tendo essa forma musical de origem polonesa feito parte do repertório da Europa ocidental desde a época de Bach) porque algumas dessas suas obras conseguem reavivar o espírito heroico do seu país de origem. Seus "noturnos", "impromptus" e "prelúdios" são obras mais intimistas de Chopin. Tanto o nome como a concepção geral dos “noturnos” têm origem no compositor e pianista irlandês John Field. Seus “prelúdios” foram compostos numa época em que Chopin estava imerso na música de Bach. Como os “prelúdios” de "O Cravo bem Temperado", as harmonias e modulações cromáticas são evidentes em quase todos os seus “prelúdios”.
Um dos aspectos fundamentais do estilo de Chopin manifesta-se nas "baladas" e nos "scherzos" (ele foi o primeiro compositor a aplicar o termo "ballade" a uma peça instrumental). Suas obras nessa forma captam o encanto das baladas narrativas do grande poeta oitocentista, o polonês Adam Mieckewicz; já seus "scherzos" são obras sem quaisquer vestígios originais deste gênero (ligadas à ideia de brincadeira) tratando-se, os dele, de obras sérias, vigorosas e apaixonadas.
A "Polonaise-Fantaisie", Op. 61, última obra de Chopin, tem já uma estrutura mais livre e tanto ela como a sonata para violoncelo Op. 65 apontam caminhos que Chopin teria explorado se tivesse vivido mais tempo.
Seus “estudos” (doze incluídos no Op. 10, doze no Op. 25 e mais três novos “estudos” em fá menor, em lá bemol maior e ré bemol maior respectivamente) são referências importantes na história da música para piano. Dos milhares de “Estudos para Piano” escritos no século XIX, os de Chopin marcaram, com êxito, esse objetivo prático com conteúdo relevante. Seus “estudos” são excelentes exercícios de técnica e, ao mesmo tempo, poemas musicais concentrados. Liszt e Brahms seguiram seus passos neste domínio.
Seus dois “Concertos para Piano e Orquestra”, o Nº 1 em Mi menor Op. 11 e o Nº 2 em Fá menor Op. 21 são obras relativamente precoces do compositor, datando, respectivamente, de 1830 e 1829.
Chopin morreu em Paris aos 39 anos, no dia 17 de Outubro de 1849.