Felix Mendelssohn e o Piano
Nascido em Hamburgo, em 3 de fevereiro de 1809 e falecido em Leipzig, em 4 de novembro de 1847, Mendelssohn foi compositor, pianista, organista e maestro alemão do início do período romântico. Grande virtuoso do piano, sua música para este instrumento requer uma grande fluência técnica, combinada com um estilo elegante e sensível. Dentre suas composições mais longas para piano destacam-se dois concertos: o Concerto op.25 nº 1 em Sol menor escrito em 1831 e o Concerto para piano nº 2 Op. 40 em ré menor escrito em1837. O Concerto nº 1 foi, durante muito tempo, uma das peças preferidas dos pianistas. Incluem-se ainda, três sonatas: Sonata para piano nº 1 em mi maior Op. 6, (1826); Piano Sonata Nº 2 em sol menor, Op. 105 (1821); Piano Sonata Nº 3 em si b maior (1827) Op. 106; prelúdios e fugas, variações e fantasias. Seus "Seis Prelúdios e Fugas para piano Op.35" (1832-1837) evidenciam seu interesse pela música de Bach. Escritas em 1841, estão as "variations sérieuses para piano" Op.54. São consideradas as mais perfeitas obras para piano de Mendelssohn.
Dentre as obras que gozaram de maior popularidade estão também as quarenta e oito peças intituladas "Canções sem Palavras", divididas em 8 livros: Op. 19b, Canções sem Palavras para piano, livro 1 (1829-1830); - Op. 30, Canções sem Palavras para piano, livro 2 (1833-1834); Op. 38, Canções sem Palavras para piano, livro 3 (1836-1837); Op. 53, Canções sem Palavras para piano, livro 4 (1839-1841); Op. 62, Canções sem Palavras para piano, livro 5 (1842-1844); Op. 67, Canções sem Palavras para piano, livro 6 (1843-1845); Op. 85, Canções sem Palavras para piano, livro 7 (1834-1845) e Op. 102, Canções sem Palavras para piano, livro 8 (1842-1845).
Não menos importantes são os três prelúdios e fugas, Op. 37 (1837) e as seis sonatas Op. 65 para órgão.