Beethoven – Sinfonias


Ludwig van Beethoven (1770-1827) – compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). Beethoven nasceu na atual Renânia do Norte - Vestfália / Alemanha, em dezembro de 1770 e faleceu em Viena, Áustria, em 26 de março de 1827. Viveu numa época em que novas forças começavam a manifestar-se na sociedade, forças essas que acabaram por afetar e repercutir em suas obras. Beethoven recebeu a primeira formação musical do seu pai, cantor na capela de Bona. Prestes a completar 22 anos e já compositor e pianista, partiu da cidade de Bona para Viena a fim de fazer estudos mais aprofundados. Teve lições com Haydn, estudou com Johann Schenck (1753-1836), um popular compositor vienense de "Singspiels". Depois de 1794, Beethoven estudou contraponto com Johann Georg Albrechtsberger (1736-1809), um dos grandes professores do seu tempo. Recebeu, também, lições de composição vocal do compositor de ópera italiano Antonio Saliere (1750-1825) que vivia em Viena desde 1766.
A sua obra inclui:
– Nove sinfonias;
– Duas aberturas;
– Música de cena para peças de teatro;
– Um Concerto para violino;
– Cinco Concertos para piano;
– Dezesseis quartetos de cordas;
– Nove trios com piano e outras músicas de câmara;
– Dez Sonatas para violino;
– Cinco Sonatas para violoncelo;
– Trinta grandes Sonatas para piano e muitas séries de variações para esse instrumento.
– Uma Oratória;
– Uma ópera (Fidélio);
– Duas missas (uma delas a Missa Solemnis em ré maior opus.123);
– Árias, canções e numerosas composições menores de vários gêneros.
Com base no estilo e na cronologia, sua obra é dividida em três fases:

PRIMEIRA FASE –:
As obras da primeira fase revelam a dependência de Beethoven em relação à tradição clássica e isso está patente nas suas duas primeiras Sinfonias. A 1ª Sinfonia, composta em 1799, foi tocada pela primeira vez em 1800. É a mais clássica das nove sinfonias e muitas de suas características técnicas foram inspiradas em Haydn. Já a 2ª Sinfonia, foi composta em 1802, no limiar da segunda fase de Beethoven. Com seu longo "adagio" que introduz o primeiro andamento da sinfonia, Beethoven anuncia uma obra concebida numa escala, até então, inédita na música sinfônica.
SEGUNDA FASE –:
Doze anos após sua chegada em Viena, Beethoven já era reconhecido em toda a Europa como um grande pianista e compositor para piano do seu tempo, além de compositor de sinfonias, do mesmo quilate de Haydn.
A 3ª Sinfonia em Mi bemol, composta em 1803, é uma das obras mais importantes da segunda fase. Intitula-se "Sinfonia Heróica" ou simplesmente "Heróica". Beethoven tencionava dedicar esta sinfonia a Napoleão.
A ópera "Fidélio" foi composta aproximadamente no mesmo tempo que a 3ª Sinfonia tendo as duas, caracteres muito semelhantes.Tema de libertação, em torno do qual gira o enredo. Na versão original tinha três atos e foi apresentada em novembro de 1805. Reformulada e abreviada, foi executada em março do ano seguinte com, apenas, dois atos. Em 1814, uma terceira versão foi apresentada ao público e, agora, com grande êxito. Ao todo, foram escritas quatro aberturas diferentes para a ópera. A primeira nunca foi usada tendo sido, nas reapresentações de 1805, substituída pela abertura conhecida como "Leonora nº 2" que, por sua vez, foi substituída pela "Leonora nº 3" na segunda estréia de 1806. Para a versão final da ópera, em 1814, Beethoven escreveu uma última abertura, conhecida como abertura Fidélio, entretanto, a "Leonora nº 3" é a que é ouvida mais frequentemente nos concertos.
Dentre outras aberturas, as mais importantes são:
– "Coriolano" (1807), inspirada na tragédia homônima de H. J. Von Collin;
– "Egmont", composta, juntamente, com várias canções e música de cena, para uma apresentação dessa peça de Goethe em 1810.
As 4ª, 5ª e 6ª Sinfonias foram escritas entre 1806 e 1808. A jovialidade e o humor da 4ª Sinfonia contrasta com a luta pela vitória, presente na 5ª Sinfonia, e considerada como a projeção musical da resolução de Beethoven: "Lutarei com o destino; ele não há de vencer-me".
A 6ª Sinfonia (Pastoral) foi composta imediatamente após à 5ª e estreadas num mesmo programa, em dezembro de 1808.
A 7ª e a 8ª Sinfonias foram ambas completadas em 1812.
TERCEIRA FASE –:
Dessa última fase, as obras mais importantes são:
– Missa em ré maior ("Missa Solemnis");
– 9ª Sinfonia, tocada pela primeira vez em 7 de Maio de 1824.
A “Missa Solemnis” é considerada a maior de todas as suas obras. Uma verdadeira profissão de fé, profundamente pessoal e, ao mesmo tempo, universal.