Haydn - Música de Câmara

haydnOs Quartetos de 1769-1781
Os quartetos de cordas de Haydn por volta de 1770 bem como as suas sinfonias, ilustram a sua chegada à plena maturidade artística. Se boa parte destes primeiros quartetos, senão, mesmo, a totalidade, que em tempos lhe foram atribuídos, não são autênticos, já com os quartetos Opus 9 entramos decididamente no estilo de Haydn.O quarteto nº 4 em Ré menor revela uma atmosfera de seriedade. Neste quarteto, como em todos os outros de Opus 9 e, também ,como nos de Opus 17 e cerca da metade dos de Opus 20 e 23, ao contrario do que geralmente sucede com as sinfonias, o minueto surge antes e não depois do andamento lento. Nos quartetos Opus 17 e 20, compostos, respectivamente, em 1771 e 1772, Haydn conseguiu uma união harmoniosa de todos os elementos estilísticos e uma adaptação perfeita da forma ao conteúdo expressivo. Estas obras consolidaram de forma decisiva a fama de Haydn entre seus contemporâneos e sua posição histórica de primeiro grande mestre do quarteto de cordas clássico. Os seis quartetos Opus 33 foram escritos em 1781. Destes se destaca o de nº 3, conhecido como "Quarteto dos Pássaros" devido aos trilos que surgem no trio do minueto.
Os Quartetos de 1780
Deste período são os Opus 42 (escrito em 1785); Opus 50 (os seis quartetos Prussianos, 1787); Opus 54 e 55 (três quartetos cada um, 1788) e os seis quartetos Opus 64 (1790).
Os Últimos Quartetos
Da última fase de Haydn são os Opus 71 e 74 que incluem três quartetos cada um (escritos em 1793); o Opus 76 (seis quartetos escritos em 1797); o Opus 77, dois quartetos, sendo o segundo, provavelmente, a maior obra de Haydn neste gênero musical (1799); e o Opus 103 (em 1803), em Dó menor, em dois andamentos, incompleto.
Sonatas para Piano
Entre as sonatas do final da década de 1760 destacam-se as nº 19 em Ré maior, e nº 46. A grande sonata em Dó menor nº 20, composta em 1771 revela uma característica do chamado período Sturm und Drang de Haydn. As sonatas números 21 a 26 formam uma série de seis, escritas em 1773 e dedicadas ao príncipe Esterházy. As sonatas mais interessantes de meados e finais da década de 1770 são as de nº 32 em Si menor e a nº 34 em Mi menor. Dentre as últimas sonatas merece destaque a nº 49, composta entre 1789-1790. Do período de Londres temos três sonatas, nº 50, 51 e 52 escritas entre 1794-1795.