Gustav Mahler

imagesAustríaco, nasceu na Boêmia em 7 de Julho de 1860 e faleceu em Viena, em Maio de 1911. Mahler foi o último dos grandes compositores sinfônicos alemães do período pós-romântico. Compositor e regente, Mahler foi diretor da Ópera de Viena entre 1897 e 1907 e também maestro da Philharmonic Society de Nova Iorque entre 1909 e 1911. Suas obras incluem nove sinfonias (uma décima ficou por completar) e cinco ciclos de canções para vozes solistas e orquestra, sendo uma delas, “Das Lied von der Erde” (A Canção da Terra) a mais importante e também a mais conhecida, escrita em 1908.
Suas sinfonias são obras tipicamente pós-românticas: Longas, formalmente complexas, de caráter programático e requerem enormes recursos de execução. Sua “Sinfonia nº 2”, estreada em 1895, exige, além de um grande naipe de cordas, 4 flautas, 4 oboés, 5 clarinetes, 3 fagotes e 1 contra-fagote, 6 trompas e 6 trompetes (mais quatro trompas e quatro trompetes, com percussões,formando um grupo à parte), 4 trombones, uma tuba, 6 timbales e inúmeros instrumentos de percussão, 3 sinos, 4 ou mais harpas e órgão, a que se somam um soprano e um contralto solistas e um coro.
A “Sinfonia nº 8”, composta em 1906-1907, conhecida como “Sinfonia dos Mil”, exige um elenco ainda mais vasto de instrumentistas e cantores.
Mahler foi um dos compositores mais audaciosos e exigentes no que se refere a combinações orquestrais, só comparável a Berlioz neste domínio.
O uso de instrumentos, bem como as indicações extremamente pormenorizadas de fraseado, andamento e dinâmica, além do recurso ocasional de instrumentos invulgares, como os bandolins na “7ª e na 8ª Sinfonias” e na “Canção da Terra”, não são exibições de maestria técnica, mas sim, parte integrante das idéias musicais do compositor. Na “4ª Sinfonia”, por exemplo, a scordatura do violino solista, afinado um tom acima do normal, no Scherzo, pretende evocar o som do "Fiedel" (viela) medieval numa representação musical da dança da morte.
Separar Mahler, compositor sinfônico, do Mahler, compositor de canções, é impossível. Temas das suas "Canções de um Viandante", compostas em 1883-1884, durante sua juventude, aparecem no primeiro e no último andamento da “1ª Sinfonia”. Nas “2ª, 3ª e 4ª Sinfonias” está incluída o "O Rapaz da Trompa Mágica" que é uma coleção de textos de melodias populares constituída, principalmente, de canções da Idade Média e publicadas por Clemens Brentano e Achim von Arnim no início do sec. XIX, tendo sido musicados por Mahler entre 1892-1901.
Assim como Beethoven, Berlioz e Liszt, Mahler utiliza vozes, além dos instrumentos, em quatro sinfonias. No último andamento da “4ª Sinfonia” há um soprano solista. Na “3ª Sinfonia”, o quarto e quinto andamentos contam com a participação de soprano e contralto solistas e de um coro feminino e masculino. Já a “2ª Sinfonia” (Sinfonia da Ressurreição) e a “8ª Sinfonia” são as que mais recorrem ao canto. A “8ª Sinfonia” é composta de dois gigantescos andamentos corais, sobre os textos do hino do cantochão “Veni Creator Spiritus” e de toda a última cena da segunda parte do “Fausto”, de Gothe. O segundo andamento é, praticamente, um oratório profano completo.
A "Canção da Terra" é baseada num ciclo de seis poemas traduzidos do chinês, sob o título "A Flauta Chinesa".
Uma característica adotada por Mahler quanto ao significado das várias tonalidades, era concluir cada sinfonia numa tonalidade diferente daquela em que começara:
4ª Sinfonia: Sol Maior - Mi Maior;
5ª Sinfonia: Do# Menor - Ré Maior;
7ª Sinfonia: Si Menor - Mi Menor - Dó Maior;
9ª Sinfonia: Ré Maior - Ré bemol Maior.
Mahler desenvolveu a sinfonia e a sinfonia-oratória românticas até ao seu ponto de dissolução. Anunciando uma nova era, tornou-se uma das grandes influências que viriam a marcar os compositores de gerações seguintes, como Schoenberg, Berg e Webern.
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