Johann Sebastian Bach – parte 2

Bach A MÚSICA VOCAL DE BACH –:

Bach foi eleito em maio de 1723, em Leipzig, como "chantre" da Escola de SãoTomás e diretor musical de Leipzig, e os seus deveres incluíam quatro horas diárias de aulas (competia-lhe ensinar não apenas música, mas também, latim) e, ainda, a preparação de peças musicais para os serviços religiosos; comprometia-se, também, entre outras coisas, a levar uma vida exemplarmente cristã e a não abandonar a cidade sem autorização do prefeito. Havia cinco igrejas em Leipzig, além das capelas da universidade. As mais importantes eram as de São Nicolau e SãoTomás. Como "chantre", Bach ocupava o terceiro posto na hierarquia acadêmica.
Em Leipzig, os habitantes não sentiam falta de cerimônias públicas de culto. Havia serviços religiosos diários em todas as igrejas. A programação habitual de domingo nas igrejas de São Nicolau e SãoTomás incluía três serviços breves, além do serviço principal, que começava às sete da manhã e ia até meio dia. Neste serviço, o coro cantava um moteto, uma Missa Luterana (Kyrie e Gloria), Hinos e uma Cantata. Estas duas igrejas alternavam a cada domingo uma Cantata e, na Igreja em que seria executada a Cantata, o chantre dirigia um coro, enquanto o seu adjunto dirigia o segundo coro que interpretava música mais simples na outra igreja. Ao todo, eram apresentadas cinquenta e oito cantatas por ano, fora a música da Paixão para a Sexta-Feira Santa, os Magnificats para as vésperas de três festividades, uma Cantata anual para a tomada de posse do conselho municipal e música para ocasiões especiais, como motetos fúnebres e as Cantatas para casamento. Mais ou menos entre 1723 e 1729, Bach compôs quatro ciclos anuais de Cantatas, com cerca de sessenta cantatas cada um e, terá composto ainda um quinto ciclo na década de 1730, mas, muitas dessas não chegaram até nós.
Cantatas Profanas – Com o nome de "Dramma per Música", dado por Bach, estas cantatas foram compostas para as mais diversas ocasiões. Entre seus melhores dramas musicais estão "Febo e Pã" (BWV 213); "Deslizai ondas brincalhonas" (BWV 206) escrito para a festa de aniversário de Augusto III em 1733; a “Cantata do Café” (BWV 211) e a burlesca "Cantata do Camponês" (BWV 212).
Motetos – Em Leipzig do tempo de Bach, "moteto" significava uma composição para coro, sem partes instrumentais e sobre um texto bíblico ou de um coral. Seus seis motetos que chegaram até nós foram escritos para ocasiões especiais, como funerais e batizados.
Paixões – Os pontos culminantes da música sacra de Bach foram:
A Paixão Segundo São João (BWV 245), com narrativa do Evangelho e participação de um quarteto vocal (solistas), coro, orquestra e contínuo estreada em Leipzig na Sexta-Feira Santa do ano de 1724.
A Paixão Segundo São Mateus (BWV 244) para coro duplo, solistas, orquestra dupla e dois órgãos, estreada em 1727 na Sexta-Feira Santa.
Oratórios – Dentre esses, destacamos o Oratório de Natal para vozes solistas, coro, orquestra e órgão (1734) que é, na verdade, uma de série de seis Cantatas destinadas aos seis dias festivos entre o Natal e a Epifania (Dia de Reis, festejado em seis de janeiro).
Obras para o Culto Católico – As composições destinadas ao culto católico, com texto em latim, aparecem em menor número, mas, com igual qualidade, como é o caso da brilhante Missa em Si Menor (BWV 232) para dois sopranos, contralto, tenor, baixo, coro, orquestra e contínuo (1733-1738) e o jubiloso Magnificat (BWV 243) em Ré Maior, para orquestra, vozes solistas e coro a cinco vozes com o texto do “Cântico de Maria, Mãe de Jesus”, São Lucas, evangelista (Cap. 1, v. 47 – 55).
- Bach-Cantatas-