Antonio Vivaldi

Dentre os compositores barrocos mais celebrados, está Antonio Vivaldi que é, provavelmente, um dos mais prolíficos. Além de seu virtuosismo no violino que lhe rendeu fama internacional, produziu mais de 500 concertos, inúmeras óperas, obras sacras vocais e muitas outras obras instrumentais. Nasceu em Veneza em 4 de março de 1678 e morreu em Viena em 28 de junho de 1741.
Estudando para o sacerdócio, ordenou-se padre em 1703 obtendo, então, o posto de professor no Pio Ospedale della Pietá, que, até hoje, é uma instituição veneziana de caridade para moças pobres abandonadas, mas talentosas, onde ensinou e conquistou fama internacional para suas alunas. Fez, rapidamente, nome como compositor, e as publicações de suas músicas eram muito elogiadas. Em 1713 os diretores do Ospedale encomendaram-lhe diversas obras sacras, e ele começou a escrever óperas para a cena veneziana. Viajou bastante, compondo óperas para o carnaval de Mântua e Roma a partir de 1723, enquanto em Veneza os diretores lhe requisitavam dois concertos por mês.
Angelo Corelli pode ter criado o "modelo" para o concerto italiano, mas, foi Vivaldi quem mostrou o que podia ser feito com ele.
O gênio de Vivaldi como violinista e orquestrador pode ser visto nos papéis desafiadores que escreveu tanto para instrumentos solo como para conjuntos de câmara. E com as musicistas talentosas do Ospedale à sua disposição, podia talhar suas obras para virtuoses e combinações específicas para cada instrumento. Suas obras vocais também demonstram exigências técnicas constantes: As peças sacras solo e corais revelam algumas das muitas extravagâncias de sua escrita musical.
Entre suas obras destacam-se o Glória – RV 589, escrito para o Ospedale, onde ele exibe a riqueza e os contrastes do estilo barroco; o Concerto para Flauta Op.10 Nº 3 – RV 428 "O Pintassilgo”, famoso pelas claras evocações de trinados e os quatro concertos para violino e orquestra conhecidos como "As Quatro Estações" compreendendo o Nº 1 em Mi maior, RV 269 – Primavera – Nº 2 em Sol menor, RV 315 – Verão – Nº 3 em Fá maior, RV 293 – Outono – e o nº 4 em Fá menor, RV 297 – Inverno – que fazem parte de uma série de 12 concertos, publicados em Amsterdã, em 1725, intitulados "Il Cimento dell’ armonia e dell’ invenzione".