Chacona

chaconaA Chacona tem suas origens na cultura popular da Espanha ao final do século XVI, tornando-se uma dança espanhola mais popular no início do século XVII. Entretanto, a primeira partitura de chacona surgiu na Itália, em 1606. Tanto na Espanha como na Itália, principalmente em Nápoles, chaconas eram, comumente, incorporadas às encenações de "commedia dell arte”.
O termo chacona é também utilizado como sinônimo de "passacaglia" já que ambas designam formas de variações contínuas. Durante o período barroco a diferenciação entre as duas formas ainda não era muito clara.
Define-se "passacaglia" como variações baseadas em uma linha melódica repetida no baixo, e chacona como variações baseadas em uma progressão harmônica que se repete.
A chacona italiana, de caráter alegre e dançante, consiste em variações contínuas (sem interrupções) em que o início de uma variação e o fim de outra podem estar sobrepostos. Em obras vocais, as chaconas italianas eram, frequentemente, interrompidas por recitativos. No início do século XVIII, a chacona estava em decadência na Itália, mas, ganhava terreno na França e Alemanha, entre outros países.
Enquanto na Itália a chacona era uma dança alegre e caprichosa, improvisada até, na França ela adquire um caráter majestoso com uma estrutura planejada, criando-se, a partir daí, técnicas estruturais importantes. A forma "Rondó" era comum nas chaconas instrumentais.
Na Alemanha, destacam-se as chaconas compostas no final do século XVII, principalmente, as escritas para órgão solo. Os organistas alemães, inspirados na tradição da improvisação sobre cantus firmi e baixos-ostinato, criaram uma série de composições com ostinatos. Mais tarde, compositores como Buxtehude e Pachebel viriam a criar obras de tal densidade e textura contrapontística que o caráter de dança e suas relações com as origens da chacone se tornam muito distante. As chaconas instrumentais, nesse mesmo período, seguiam o modelo francês ou alemão.
Após 1740, a chacona para instrumentos solo e grupos de câmara vai perdendo popularidade, mas, alguns compositores como Gluck, Bach e Mozart, ainda, a incluíam em suas obras.
Compositores dos séculos XIX e XX voltaram a compor chaconas tendo como modelo a Chacone para violino solo de Bach. O baixo- ostinato e a idéia de tema e variação tornam-se características centrais da chacona.
As chaconas para grupos de câmara ou orquestras são menos comuns, mas foram incorporadas em obras de compositores como Schoenberg, entre outros.