Os Instrumentos e suas Origens

Nas culturas primitivas a criação dos instrumentos era atribuída aos Deuses , eles acreditavam que a "música" era de origem divina. Na mitologia Grega, por exemplo, a flauta teria sido inventada por Pan , a Cítara por Apolo e a Lira por Mercúrio. Os antigos Chineses acreditavam que a gênese dos instrumentos musicais estava na tentativa de imitar os sons da natureza.
De uma forma geral, a origem dos instrumentos é muito remota e sua evolução acompanha a própria história das civilizações. Pode-se afirmar que não teria existido povo na Antiguidade que não tenha feito uso de instrumentos rudimentares, sendo provável até, que tenha existido antes da linguagem verbal. Estudando a música em sociedades primitivas  os instrumentos são basicamente rítmicos e com certeza eles precederam os instrumentos melódicos .
No Período então chamado de Paleolítico instrumentos de pedra e osso já eram utilizados como chocalhos, apitos etc
No Neolítico se tem notícias de primeiros tambores de flautas de osso e bambu.
As Liras na Suméria apareceram mais ou menos a 3.000 anos antes de Cristo assim como a Harpa e os Alaúdes no Egito.
Sabe-se, através de documentos, que os egípcios, babilônios, hebreus, chineses, gregos  e romanos conheceram muitas espécies de instrumentos musicais como a harpa, lira, alaúde, flauta, cítara,além  de inúmeros instrumentos de percussão.
Foi, aproximadamente,  no sec. XVI que se deu o aperfeiçoamento destes instrumentos com o crescimento da arte musical e instrumental. Na época já começaram a surgir os primeiros fabricantes de instrumentos, construtores de violinos, cravos, trombones, flautas  e oboés. Alguns séculos mais tarde, já com a revolução industrial, a mecanização tornou possível a sua construção então em larga escala.
Não seria necessário dizer que esta evolução se processou muito gradualmente através do tempo. Na primeira metade do século XIX , entre 1800 e 1850, os instrumentos, praticamente, adquiriram as formas com que até hoje são conhecidos. Os modelos então criados por volta de 1850 e de um certo modo aperfeiçoados são os mesmos que equipam hoje as orquestras modernas  divididos em cordas,sopros  e percussão.