Cantoterapia

Escola Desvendar da Voz

  Os elementos do canto e as leis da música são compreendidos como forças arquetípicas que constituem o homem como ser físico, anímico e espiritual.
   Cantando o homem traz à tona a manifestação destas forças, que vão atuar nestes diferentes níveis através da terapia do canto.
                        Estas relações foram pesquisadas pela cantora sueca Valborg Werbeck-Svärdström (1879-1972) em estreito trabalho com Rudolf Steiner e apresentadas pela primeira vez no livro “A Escola do Desvendar da Voz”, traduzido para o português pela Editora Antroposófica. Nesta ocasião ela trabalhou na Europa com conceituados médicos, como Dr. E. Kolisko, Dr. E. Marti, Dr. K. König, Dr. O. Neeracher e Dra. Ita Wegman.
                        Ao praticar os exercícios terapêuticos se abre para o paciente, através de uma ausculta atenta, um caminho mais profundo de auto-conhecimento e o fortalecimento de sua organização individual.
                        Através das vogais, as vivências diferenciadas da alma encontram tanto a sua expressão como a sua interiorização.Com ajuda das consoantes são estimuladas as forças plásticas, tão atuantes na configuração da corporalidade do homem. Enquanto o som vibra e atravessa esta configuração humana, as energias bloqueadas fluem novamente, surgindo um novo estímulo ao organismo vital, que é o portador das forças curativas.
                         A respiração, que é base da formação de cada fonema e dos tons, vem a ser desse modo vivificada e harmonizada, atuando novamente no equilíbrio do homem inteiro.
                       A partir dos elementos musicais, das vogais, das consoantes, dos tons, da ressonância da voz e dos movimentos respiratórios rítmicos, são criados exercícios específicos para cada paciente sob a supervisão de um terapeuta e trabalhados individualmente.
                        A Cantoterapia é indicada nos distúrbios da voz e das vias respiratórias, nos transtornos crônicos do metabolismo, nas doenças degenerativas e inflamatórias crônicas, nos distúrbios funcionais, nas doenças psicossomáticas e neuro-psiquiátricas e também como terapia auxiliar no câncer. Além disso a cantoterapia vem sendo eficazmente aplicada nos transtornos de desenvolvimento infantil e na pedagogia curativa.
                        A primeira turma de formação pela Escola Raphael de Canto E Cantoterapia, sob a direção de Thomas Adam, da Alemanha, teve início em 2007 com a conclusão em 2011, em Florianópolis, na Associação SAGRES, com o reconhecimento da Seção Médica do Goetheanum/Suiça, e Associação Médica Brasileira de Medicina Antroposófica/São Paulo.
Coordenação e Organização: Regina Arena e Francisca Cavalcanti
Associação Sagres-
Francisca Cavalcanti -

(enviado por Francisca Cavalcanti)