Temperamentos Humanos

Na educação da vida dos sentimentos através da arte, isto é, da fantasia criativa, a música caminha no terceiro ano da vida escolar, saindo da escala pentatônica para a modal (escala ainda sem acidentes) até chegar na polifonia. Aí chegamos a uma profundidade nas vivências dos sentimentos, do sofrimento à alegria,internamente dramatizado através das tonalidades menores às tonalidades maiores, a recordação melódica, a vivência do tom, do melos, do canto ao instrumento, da imitação paulatinamente ao processo mais consciente,que vão também educando a vontade e refinando o querer.

As indicações sobre os instrumentos musicais- terapeuticamente atuamos com o princípio homeopático, ou seja, de igual para igual, diferente da indicação da alimentação, que deve contrapor à força que predomina.

Inicialmente podemos indicar:
- cordas para os melancólicos, para exercitar a vivência tonal e o ouvir musical e sair da sua "pesada" corporalidade, cantar mais forte;
- sopros para os sanguíneos, para cultivar a sua ligação saudável com o corpo, a memória tonal;
- instrumentos de harmonia ou violoncelo, ou oboé, para os fleumáticos, para a educação volitiva, repetir com dosagem e cultivar a vivência interior: é muito importante para estes alunos aprenderem um outro instrumento musical novo e superar a preguiça;
- percussão, metais, sopros que precisem de maior respiração para os
coléricos (respeitar o tônus e a formação do sistema ritmico), ritmo com melodia, educar o canto suave; precisam de desafios.
Para a família das cordas, assim também como dos sopros, podemos ainda subdividir.
Cordas:
violinos + sanguíneo
viola      + melancólico
violoncelo + fleumático
contrabaixo + colérico
Sopros:
madeira, flautas doce, transversal + sanguíneo
clarinete  +  melancólico
oboé        + fleumático
sax, trompete, trombone   + colérico
Harmonia:
violão, piano, coral  + fleumático
Ritmo:
couro, pele, tambor, tímpanos, percussão,
sopros de metal, solo (para extravasar liderança)
E para terminar gostaria ainda de lembrar que a educação musical é a educaçãodo equilíbrio entre circulação sanguínea e a respiração. É um meio pedagógico para a conquista do humanismo social.

Francisca Cavalcante - Musicoterapeuta -