Antonín Dvorák– (1841-1904)
Compositor tcheco do período romântico, nasceu em 8 de setembro de 1841 perto de Praga, vindo a falecer em maio de 1904 em Praga, atual República Tcheca.
Dvorák faz parte da chamada escola nacionalista do período romântico, e foi figura importante da composição tcheca. Seus trabalhos incluem nove sinfonias, um concerto para piano, um concerto para violino, um concerto para violoncelo (o mais famoso dos seus concertos), poemas sinfônicos (O espirito das águas, Meu Lar, Waldesruhe), aberturas (Othello, Na Natureza, Trágica), danças sinfônicas, suítes (Tcheca, Americana) e as danças tchecas.
Suas obras sinfônicas são verdadeiras obras primas do conjunto sinfônico romântico do século XIX, sendo a mais conhecida sua Sinfonia Nº 9 em Mi menor, “Novo Mundo”, escrita em 1893, durante o período em que viveu nos Estados Unidos. Esta sinfonia, segundo o próprio compositor, utiliza temas inspirados em melodias dos índios americanos e, em particular, nos espirituais negros que Dvorák ouvira em Nova Iorque.
Sua Sinfonia Nº 7 em Ré menor, escrita em 1885, é, geralmente, considerada sua melhor sinfonia por ser uma obra rica em ideias temáticas e com uma atmosfera trágica que é quebrada apenas pelo trio em sol maior do scherzo no terceiro movimento.
Suas sinfonias Nº 6 em Ré maior, Op. 60, escrita em 1880 e a Nº 8 em Sol maior, Op. 88, escrita em 1889, são de um clima menos tenso, cheias de melodias e ritmos de caráter popular e muitos efeitos orquestrais.
Com exceção da sua Sinfonia Nº 3 que possui apenas 3 movimentos, todas as outras 8 sinfonias possuem 4 movimentos, que, geralmente, são um allegro, um adagio, um scherzo e outro allegro, seguindo um mesmo padrão formal, mas, um pouco diferente da forma-sonata.
– Sinfonia Nº 1 em Dó maior "Os Sinos de Zlonice".
Maestoso – Allegro; Adagio molto em Lá-bemol maior Allegretto; Finale (Allegro animato) Dó maior.
– Sinfonia Nº 2 em Si bemol maior, Op. 4.
Allegro con moto; Poco adagio in Sol menor; Scherzo: Allegro con brio; Finale: Allegro con fuoco.
– Sinfonia Nº 3 em Mi bemol maior, Op. 10.
Allegro moderato (Mi bemol maior); Adagio molto, tempo di marcia (Dó sustenido menor); Allegro vivace (Mi bemol maior).
– Sinfonia Nº 4 em Ré menor, Op. 13.
Allegro; Andante sostenuto e molto cantabile in Si-bemol maior; Scherzo (Allegro feroce) e Trio em Dó maior; Finale: Allegro con brio.
– Sinfonia Nº 5 em Fá maior, Op. 76.
Allegro ma non troppo; Andante con moto in Lá menor; Andante con moto, quasi l'istesso tempo - Allegro scherzando in Si bemol maior; Finale: Allegro molto.
– Sinfonia Nº 6 em Ré maior, Op. 60.
Allegro non tanto; Adagio; Scherzo (Furiant), Presto; Finale, Allegro con spirito.
– Sinfonia Nº 7 em Ré menor, Op. 70.
Allegro maestoso; Poco adagio in F maior; Scherzo: Vivace – Poco meno mosso; Finale: Allegro.
– Sinfonia Nº 8 em Sol maior, Op. 88.
Allegro con brio (Sol maior); Adagio (Dó menor); Allegretto grazioso – Molto vivace (Sol menor); Allegro ma non troppo (Sol maior).
– Sinfonia Nº 9 em Mi menor "Do Novo Mundo", Op. 95.
Adagio - Allegro Molto; Largo; Scherzo: Molto vivace; Allegro con fuoco.