O Violoncello


Instrumentos de Orquestra -

Construído, aproximadamente, no século XVI, por mestres italianos como Andres Amati, Gasparo da Salò, Maggini entre outros, esse instrumento de timbre grave tinha a função de reforçar os baixos da orquestra.
No início, exercia papel secundário, sendo utilizado ora como baixo contínuo (o baixo contínuo era um sistema de acompanhamento de outros instrumentos) juntamente com o cravo, ora como simples pedal da orquestra.
Somente, a partir do final do século XVII é que se firmou como instrumento solista, substituindo a “viola de gamba” ou "viola de perna". A partir dos Concertos Espirituais de Boccherini, o violoncelo passou a ser tratado como solista, e não, somente, como um instrumento para compor o naipe de cordas.
Na sua aparência, é semelhante ao violino e à viola, diferenciando-se no comprimento (1,19 m.)  e na caixa de ressonância, proporcionalmente, mais funda. Possui 4 cordas afinadas uma oitava abaixo das cordas da viola, também, em intervalos de quintas (dó1, sol1, ré2 e lá2), e seu registro médio é de 3 oitavas e meia.
 O comprimento atual do Violoncelo foi fixado no século XVII – 1680 – por Stradivarius. Assim como o violino e a viola, é indispensável na orquestra sinfônica e no quarteto de cordas.

-Cello-Concerto