Luthier

O termo em francês Luthier (luthiê),(segundo Antônio Houaiss), deriva da palavra luth (alaúde) mais o sufixo ier -para designar o fabricante de Alaúde(instrumento musical de cordas trazido do Oriente Médio) - profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância.
A história da luthieria é tão antiga quanto a própria história da música, estando mais intimamente ligada ao violino e o alaúde. No Brasil, o termo é utilizado genericamente para os fabricantes de qualquer tipo de instrumento, seja de corda, arco, sopro ou percussão.
O Luthier tem que ter conhecimentos de ciências como a física, exemplo: o entendimento do fenômeno de ressonância na caixa acústica do instrumento; a matemática; a engenharia e a química , e logicamente conhecimentos sobre madeiras, desenho, marcenaria e carpintaria.
(The Grove Concise Dictionary Of Music:
LUTHIER, significando literalmente “fabricante de alaúdes”, genericamente passou a designar fabricante de violinos ou outro instrumento de cordas. Da mesma forma, a derivação “ lutherie” (fabricação de alaúdes; encontram-se em português luteria ou luteraria) adquiriu o significado de fabricante de instrumentos em geral, particularmente os de cordas. Pretende-se em português para as duas palavras acima citadas uma conotação mais específica de “fabricação de instrumentos de cordas com caixa de ressonância”.)
                        Na Europa, nos primeiros anos dos sec.XIV e na segunda metade do sec.XV, já havia se multiplicado em várias cidades os fabricantes de Alaúdes. Estes, também se dedicaram à fabricação de instrumentos de arco, dando origem assim a palavra "luthier" para designar fabricante de instrumentos de corda em geral.

                        Foi na Itália onde a arte da luteria alcançou um alto nível de perfeição, sendo criada "escolas" de luteria . A lista é imensa mas destaco aqui algumas das mais importantes :
A escola italiana de Brescia, que surgiu aproximadamente nos últimos anos do sec. XV e início do sec XVI criada por Giovanni Giacomo Dalla Corna e Zanetto de Michelis de Montechiari.
A escola italiana de Cremona, que começa com Andrea Amati e seguindo com seus filhos Gerolamo e Antonio Amati. Antonio Amati passa para seu filho Nícola Amati(1596-1684),tornando-se o mais famoso da família e gerando muitos alunos entre eles Gerolamo Amati II filho de Nícola Amati, Andrea Guarneri (1626-1698), e Antonio Stradivari (1644-1737),dentre eles o mais conhecido. Sabe-se pouco sobre Antonio Stradivari,ou Stradivarius como é conhecido. Calcula-se que ele tenha construido aproximadamente uns mil violinos em toda sua vida de luthier ,vindo a falecer em 1737 já com idade avançada. O violino mais antigo de Stradivari que se conhece, colado no fundo tem uma etiqueta com a inscrição "Antonius Stradivarius Cremonensis, alumnus Nicola Amati faciebat anno 1666". Alguns estudiosos dividem seus trabalhos em 3 períodos: o primeiro período de 1665 a 1672 com forte influência de seu professor Nicola Amati. O segundo, de 1672 a 1700 buscando um modêlo próprio. O terceiro se inicia em 1700 e termina com sua morte, em 19 de dezembro de 1737. Até 1725 dura por assim dizer o período mais "criativo" e a ele pertencem os violinos mais famosos como o "Cremonese", o"Delfino", o "Messías" etc.
Sobre Giuseppe Guarneri del Gesü , ele pertence a uma das mais importantes famílias de lutheria de Cremona. Seu primeiro representante foi Andrea Guarneri, aluno também de Nicola Amati. Giuseppe, chamado "del Gesü",filho de Giuseppe Giovan Battista, se estabelece em Veneza. Giuseppe Guarneri del Gesü (1698-1744) representa junto com Stradivari a mais alta perfeição da escola de Cremona. Assim como Stradivari seus trabalhos são divididos em 3 fases :
Na primeira , seu trabalho é um pouco experimental, mas bem apreciado. Na segunda fase, iniciado em 1730, criou seu modelo clásico. Existem depois uma série de instrumentos menos cuidados que são atribuidos ao período em que ele esteve no cativeiro.No cárcere ele constroi seus instrumentos a luz de velas com materiais vindos de Stradivari. Seus instrumentos são um poco grosseiros,mal acabados mas com a mesma qualidade sonora .Seus instrumentos possuem um som doce e potente. Em seu último período de vida, produziu ainda alguns instrumentos mais refinados . Entre eles se destaca o famoso violino de Niccolo Paganini chamado "II canone" (1742), que se conserva no Palacio Municipal de Genova.
Entre outros importantes construtores da escola de Cremona se destaca também Giambattista Guadagnini (1711-1786).Famoso tambem por seus violinos.
E fora da Itália a lutheria também tem seus mestres .
No Tirol Jacob Stainer- seus violinos tem uma cabeça de leão entalhada na voluta.
Outros luthiers tiroleses foram Mathias Albanus de Bolzano e os mais conhecidos, os Klotz.
Na França o principal centro de lutería foi na cidade de Mirecourt, mas os mais destacados luthiers acabaram indo para París. São eles Agustín Chappuys, Louis Pique, Nicolás Lupot e os Vuillaume, sendo o maior representante Jean Baptiste Vuillaume(1798-1875), famoso por suas copias de violinos de Stradivari e de Guarneri del Gesü.