John Blow: Compositor e organista barroco inglês

 Nascido por volta de 1648/9 e falecido em 1708, sua carreira musical começou de maneira extraordinária quando foi convocado aos doze anos para a prestigiosa Capela Real. Esta experiência precoce foi apenas o prelúdio para uma carreira repleta de realizações notáveis e contribuições significativas para a música inglesa.

A formação musical de John Blow foi moldada pelos corredores da Capela Real, onde sua paixão pela música foi cultivada desde tenra idade. Ele posteriormente ocupou diversos cargos na corte inglesa e na própria Capela Real. No entanto, é nos períodos em que atuou como organista e compositor na Abadia de Westminster que encontramos momentos cruciais de sua carreira.

Em 1699 foi nomeado para o cargo recém-criado de Compositor da Capela Real. Importante na música após a Restauração da Abadia em 1660, teve postos reais criados especialmente para ele, como este na catedral de St. Paul e em Westminster. O clima triunfante da Restauração exigia muita música litúrgica gloriosa, e a Abadia foi o lar também  de grandes compositores e artistas da época.

Por volta de 1678 John Blow possuía doutorado em Música . Em 1685, ele tornou-se um dos músicos particulares de James II,  também conhecido como James VII da Escócia, rei da Inglaterra e da Irlanda.
Em contraste com obras litúrgicas ou religiosas, que são destinadas a cerimônias religiosas e adoração, as obras seculares são criadas para contextos não religiosos .John Blow não se limitava apenas à composição sacra, mas também contribuía para o repertório secular, abordando temas mais profanos e mundanos.

Obras seculares podem abranger uma variedade de gêneros e formas, incluindo música instrumental, canções, óperas, danças e outras expressões musicais voltadas para o entretenimento, a celebração secular ou a contemplação de temas não ligados à espiritualidade. Elas são muitas vezes associadas a eventos da corte, festividades, celebrações civis, entretenimento em salões nobres ou mesmo narrativas e histórias não ligadas a contextos religiosos.
Dentre suas obras seculares mais conhecida, "Venus and Adonis" seria a primeira ópera inglesa, escrita entre 1680 e 1687.
Escreveu muita música religiosa, em especial, mais de cem hinos, intensamente melódicos.
Algumas de suas obras mais notáveis incluem "Salvator Mundi" e "Ode on the Death of Mr. Henry Purcell."

A composição "Salvator Mundi" é uma expressão musical profundamente espiritual. A utilização habilidosa de vozes e instrumentos cria uma atmosfera envolvente, enquanto a melodia melancólica evoca uma sensação de contemplação e adoração. A obra é verdadeiramente uma manifestação da habilidade de Blow em explorar temas espirituais com  profundidade .
A combinação da riqueza harmônica e emotividade da peça a destaca como uma composição de grande significado dentro do repertório sacro de Blow.

"Ode on the Death of Mr. Henry Purcell" é uma obra que transcende a mera expressão musical, transformando-se em uma homenagem emocional e reverente ao seu sucessor, Henry Purcell. Composta por volta do mesmo período, esta ode é uma manifestação  de Blow ao reconhecer e honrar o talento excepcional de Purcell.
A relação entre John Blow e Henry Purcell foi marcada por uma combinação de colaboração, influência e respeito mútuo. John Blow foi uma figura significativa na vida de Henry Purcell, desempenhando o papel de mentor e influenciador em seus primeiros anos. Blow ocupou posições importantes na Capela Real e na Abadia de Westminster, onde teve a oportunidade de moldar o talento emergente de Purcell.
Purcell, por sua vez, foi aluno de Blow e seguiu seus passos como compositor e organista. Sua habilidade musical excepcional rapidamente se destacou, e ele se tornou uma figura proeminente na cena musical inglesa. A relação entre os dois transcendeu a mera relação de professor e aluno, evoluindo para uma colaboração e amizade ao longo do tempo.
A homenagem de Blow a Purcell na composição "Ode on the Death of Mr. Henry Purcell" é um testemunho eloquente dessa relação. A obra não apenas reflete a maestria musical de Blow, mas também expressa seu profundo respeito e reconhecimento pelo talento excepcional de Purcell.

Modestamente escrita para dois "contratenores" (que na época eram simplesmente tenores leves, cantando quase inteiramente com a voz plena e recorrendo ao falsete apenas para as notas mais agudas), dois flautistas  e contínuo.
A música é expansiva e cativante em sua lógica estrutural. Ela se inicia com um majestoso dueto em dois movimentos , ambos com flautas. Em seguida, surge um solo extenso em três movimentos, o primeiro deles sem flautas, concentrando a atenção do ouvinte em uma escrita vocal declamatória . A ode termina com outro dueto em dois movimentos . Ambos os duetos exibem todo o formidável domínio de contraponto de Blow, enquanto a escrita para solo é consistentemente expressiva .

De fato, a obra não é apenas uma de suas melhores , mas também uma das realizações musicais mais destacadas de todo o período barroco inglês.