Luka Sorkočević: O Primeiro Sinfonista Croata

A história da música clássica é repleta de indivíduos notáveis que deixaram uma marca indelével em seus gêneros musicais. Entre esses nomes proeminentes, Luka Sorkočević brilha como um pioneiro da música sinfônica croata do século XVIII. Com uma carreira multifacetada que abrangeu diplomacia e composição, Sorkočević se destacou como um patrício talentoso e apaixonado pela música, deixando um legado impressionante que ecoa até os dias atuais.

Nascido em Dubrovnik, antiga Ragusa, em 13 de janeiro de 1734, Luka Sorkočević foi criado em um cenário propício ao desenvolvimento das artes. A República Livre de Ragusa desfrutava de condições econômicas favoráveis naquela época, o que permitiu o florescimento das artes. Sorkočević pertencia à aristocracia local e, apesar de ser um compositor amador, sua paixão pela música o impulsionou a criar obras que refletiam o estilo europeu da época.

Luka Sorkočević é celebrado como o primeiro sinfonista croata, sendo suas sinfonias uma evidência marcante de sua contribuição para a música clássica. Suas sinfonias eram moldadas pelo tamanho relativamente pequeno da orquestra disponível, composta por cordas, dois oboés e duas trompas. Em um estilo europeu da época, as sinfonias muitas vezes apresentam três movimentos, explorando a expressão emocional, especialmente nos movimentos lentos, que eram notáveis por suas belas linhas melódicas.

Sorkočević recebeu sua primeira instrução em composição musical do mestre de capela Giuseppe Valenti. Sua família aristocrática estava intimamente ligada à catedral de Dubrovnik, onde Valenti ministrava aulas musicais a jovens de famílias aristocráticas locais. Esse ambiente proporcionou a Sorkočević uma base sólida para aprofundar seus conhecimentos musicais.

O desejo de aprimorar suas habilidades musicais levou Sorkočević a Roma, onde estudou composição com Rinaldo da Capua entre 1757 e 1762. No entanto, sua dedicação à música coexistiu com sua carreira diplomática e administrativa. Como embaixador em Viena, Sorkočević teve a oportunidade de conhecer compositores renomados de sua época, como Gluck e Haydn, além do poeta Metastasio, enriquecendo ainda mais sua experiência musical.

A carreira de Luka Sorkočević como diplomata e compositor marcou uma era crucial na história da música clássica croata. Embora suas composições não tenham sido datadas, acredita-se que grande parte de seu trabalho tenha sido realizado entre 1750 e 1770. Suas composições instrumentais geralmente tinham títulos como "Abertura" ou "Sinfonia". Com uma exceção, elas consistem em três movimentos, uma forma semelhante às aberturas das quais derivam, mas com movimentos independentes, representando uma transição entre a música barroca e o classicismo tanto em forma quanto em conteúdo.

A "Sinfonia No. 1 em Ré maior" tem os seguintes movimentos: allegro assai, andante e presto. O primeiro movimento apresenta o crescendo pelo qual a escola de Mannheim se tornou famosa. O andante, dominado pelas cordas, é de caráter pensativo. Os sopros retornam com força no último movimento.

A "Sinfonia No. 2 em Sol maior" tem os seguintes movimentos: allegro assai, andantino e allegro. Ela começa com um tema alegre e rítmico, que contrasta com a forma melódica barroca do movimento central. Um breve allegro serve para encerrar a obra.

A "Sinfonia No. 3 em Ré maior" tem os seguintes movimentos: allegro, andante e presto. O primeiro tem caráter vivaz e decidido, o segundo apresenta um doce tema melódico no estilo galante, contrastando com o último movimento de ritmo enérgico.

A "Sinfonia No. 4 em Fá maior" tem os seguintes movimentos: allegro non troppo, andante ma non troppo e allegro. O primeiro movimento, um allegro gracioso, é seguido por um andante melódico, terminando com o ritmo forte do allegro final.

A "Sinfonia No. 5 em Ré maior" tem os seguintes movimentos: sem título, poco andante e tempo giusto. O primeiro movimento é um breve allegro de caráter animado. O segundo movimento forma o cerne da obra com uma melodia ampla. Termina com um breve allegro de conclusão.

A "Sinfonia No. 6 em Ré maior" tem os seguintes movimentos: allegro, andante piano a mezza voce e allegro. Começa com um movimento ligeiramente épico, seguido por um movimento suave dominado pelas cordas e termina com motivos alegres dos sopros.

A "Sinfonia No. 7 em Sol maior" tem os seguintes movimentos: allegro, largo e allegro. Começa com um allegro decidido, que combina uma sequência melódica com motivos rítmicos. O largo apresenta a expressão associada ao estilo sentimental do Empfindsamkeit. Termina com um movimento final breve, mas rítmico, liderado pelos sopros.

A "Sinfonia em Sol maior" também tem três movimentos, mas não tem título. É orquestrada apenas para cordas. O primeiro movimento tem caráter melódico. O segundo movimento é um lento de doçura poética, e termina com um breve allegro.

A contribuição musical de Luka Sorkočević é um testemunho duradouro de sua dedicação à música e ao seu país.
 É o pioneiro da sinfonia croata .