Carl Philipp Emanuel Bach – (1714/1788)

CPEBachConsiderado um dos compositores mais influentes de sua geração, fez a ponte entre o estilo barroco de seu pai, J. S. Bach, e o estilo clássico de Haydn e Mozart.
Recebeu formação musical de seu pai e esteve, de 1740 a 1768, em Berlim, a serviço da corte de Frederico, o Grande. Foi diretor musical das cinco maiores igrejas de Hamburgo. Os principais compositores de sinfonias da escola de Berlim ou do Norte da Alemanha, entre eles Johann Gottlieb Graun (1703-1771) e Carl P. Emanuel Bach, agruparam-se em torno da figura de Frederico, o Grande, que era, ele próprio, compositor.
Suas composições incluem oratórias, canções, sinfonias e música de câmara, mas as obras mais numerosas e importantes são as peças para cravo. Publicou em 1742 uma série de seis sonatas (as Sonatas Prussianas) e em 1744 uma nova série de seis sonatas (as Sonatas de Vurtemberga). O instrumento de teclado preferido de Bach não era o cravo, mas sim, o clavicórdio, por ser mais suave e intimista, com uma capacidade de exprimir sutis matizes dinâmicos. O clavicórdio gozou de uma breve popularidade na Alemanha em meados do século XVIII, antes de ser gradualmente suplantado pelo "pianoforte". As últimas cinco séries das sonatas de Emanuel Bach compostas entre 1780 e 1787, já foram escritas para "pianoforte".
Uma das contribuições de C. P. Emanuel Bach para a história da música, foi o seu "Ensaio sobre a Verdadeira Arte de Tocar Instrumentos de Teclado", escrito entre 1753 e 1762. É uma preciosa fonte de informações acerca da ornamentação em meados do século XVIII e da prática musical da época.