Leopold Auer
Professor, violinista e compositor, considerado por alguns autores como o fundador da moderna Escola Violinística Russa, foi um dos violinistas mais importantes do mundo entre o sec. XIX e XX. Nasceu em Veszprém na Hungria em 1845 e iniciou seus estudos no Conservatório de Budapeste com Ridley Kohne, tendo estudado com Jakob Dont entre 1857 e 1858 e, ainda, com Josef Hellmesberger, terminando sua formação com Joseph Joachim em Hanover. Entre 1864 e 1866 foi concertino da orquestra de Dusseldorf e, a partir daí, exerceu as mesmas funções em Hamburg. Além de músico de orquestra e solista foi um excelente músico de câmara. Sua aproximação com a Rússia se deu em 1868 por recomendação de Anton Rubinstein após terem tocado em Londres, vindo a suceder Wieniawsky como primeiro violinista da Corte dos Czares da Rússia e professor no Conservatório de S. Petersburg. Alguns dos principais compositores russos, como Anton Arensky, Alexander Glazunov, Alexander Taneyev e Tchaikovsky, dedicaram-lhe obras. Os solos do bailado "Lago dos Cisnes" e "Raymonda" de Tchaikovsky, provavelmente, também foram escritos com Auer em mente. A dedicatória do concerto para violino e orquestra op.35 de Tchaikovsky a Auer teve um desfecho interessante, como mais tarde viria ele a escrever em seu livro My Long Life in Music, onde descreve algumas passagens do concerto como bastante anti-violinísticas, deixando de tocá-lo durante 15 anos. Tchaikovsky, então, acabou por dedicar o concerto a Adolph Brodsky que o estreou em 1881 em Viena. Mais tarde, Auer faz uma revisão da obra e acaba por ensiná-la aos seus alunos, tornando-se uma das mais importantes obras do repertório violinístico e versão obrigatória no Concurso Internacional Tchaikovsky de Moscou.
Auer ensinou a, aproximadamente, 500 alunos ao longo de sua carreira. Alguns lendários como Mischa Elman, Efrem Zimbalist (1889-1985), Jascha Heifetz, Nathan Milstein (1903-1992) e Miron Poliakin (1895-1941) foram seus alunos. Também, Eddy Brown, Isolde Menges, Kathleenn Parlow, Cecília Hansen, Francis Macmillen, Toscha Seidel, Samuel Dushkin, Max Rosen, Alexander Petschnikoff, Mishel Piastro, David Hoschstein, May Harrison e Mischa Weisboard.
Além de S. Petersburg, Auer ensinou em Londres entre 1906 e 1911 e em Loschwitz perto de Dresden entre 1912 e 1914.
Em 1917 Auer deixa a Rússia prosseguindo sua carreira em Nova Iorque no Institute of Musical Art, hoje Julliard School of Music, e no Curtis Institute de Filadélfia onde Efrem Zimbalist era diretor.
Auer foi compositor, transcritor e revisor de partituras. Fez transcrições de obras de diversos compositores como Tchaikovsky, Brahms, Riccardo Drigo Eugenio, Haydn, Chopin, Wieniawsky, Rubinstein, Achron e Paganini. Podem ser encontradas edições de partituras revisadas por ele de obras de Bach, Brahms, Bruch, Beethoven, Goldmark, Händel, Mendelsshon, Mozart, Tchaikovsky e Tartini. Entre suas obras para violino destacam-se as Rapsódias Húngaras op. 2 e op. 5 e a Revèrie op.3.
Publicou vários livros de natureza, eminentemente, técnica durante sua estadia na Rússia e durante a segunda década do século XX publicou nos Estados Unidos vários livros como Violin Playing as I Teach (1921), Violin Master Works and Their Interpretation (1925), My Long Life in Music (1923) e Graded Violin Course (1926) em oito volumes.
Auer gravou duas obras: Melodie Op. 42 nº 3 de Tchaikovsky e a Dança Húngara nº 1 de Brahms em 1920 quando já contava 75 anos de idade.
Leopold Auer morreu em Loschwitz, perto de Dresden, em 1930, mas, foi sepultado em Nova Iorque.