Giovanni Pierluigi da Palestrina

palestrinaQuando se fala de música do Renascimento, é possível que o nome de Palestrina seja o mais familiar de todos os compositores e sua música sacra é considerada o pináculo do estilo contrapontístico. Centenas de obras suas sobreviveram ao tempo e muitas delas foram publicadas, ainda, em vida. Teria nascido na cidade de Palestrina, arredores de Roma, em fevereiro de 1525, vindo a falecer em 1594.
Sua carreira se concentrou em Roma onde trabalhou grande parte de sua vida. Começou sua carreira musical como organista e maestro de coro em 1544 em sua cidade natal. Sua reputação logo se espalha e ele ganha seu primeiro cargo em Roma, em 1550, como maestro da capela Giulia e cantor da Capela Sistina, onde passou os últimos anos de sua carreira musical.
Considerando as instituições sacras às quais serviu, é fácil compreender que a maior parte de sua produção musical seja para liturgia. Seu domínio do contraponto influenciou a produção de sucessivas gerações de compositores, que usaram sua obra como modelo.
Para a "Missa L'Homme Armé", Palestrina escreveu duas partituras de missa, as duas baseadas na melodia "L'homme armé", canção popular que forneceu a base para, pelo menos, 40 missas nos séc. XV e XVI.
Na missa "Papae Marcelli", publicada em 1567, (o título deve-se ao papa Marcelo II, que exerceu seu papado em 1555 e, segundo dizem, foi um protetor do futuro da música católica) podem-se perceber vestígios da melodia de "L'homme armé". A partir do Kyrie de abertura já se pode notar o senso de equilíbrio e gravidade da obra.
"Io Son Ferito, ahi Lasso", uma obra coral secular em cinco partes e composta em 1561, mostra a escrita habilidosa de Palestrina.
"Missa Brevis", uma das mais delicadas missas de Palestrina, publicada em 1570. Por isso mesmo, a origem do nome “Brevis” torna-se obscuro.
"As Lamentações de Jeremias” - Lições 1 a 3 - estas partituras coral de Palestrina foram encomendadas pelo Papa Xisto V em 1587 e publicadas no ano seguinte em substituição às de Carpentras, cantadas pelo coro papal por mais de 60 anos na Semana Santa.
Missa "Benedicta Es"- o provável modelo para essa missa em seis partes é um moteto de Josquin Des Prés (1520).
Embora a maioria de suas obras tenha sido produzida para uso no culto religioso, também escreveu cerca de 100 madrigais, seculares e sacros.
Palestrina trabalhou quase a vida inteira para a Igreja Católica em Roma, grande parte para o Vaticano.